Ir para conteúdo

Passat TS: preparação à moda antiga traz Weber 40 e 120 cv

O Passat fez história no Brasil. O modelo médio da Volkswagen foi lançado por aqui em 1974. Vale lembra que naquela época a marca enaltecia os feitos e qualidades do motor boxer refrigerado a ar em detrimento da concorrência e seus propulsores que sempre aqueciam na subida da serra.

Mas a história mudaria com a chegada do Passat. Como típico modelo alemão trazia um visual limpo, austero e com personalidade. No início a empresa sofreu para emplacar a novidade, justamente por causa da política de marketing e dos consumidores típicos já acostumados com outro padrão.

Porém o público passou a conhecer o Passat e logo suas qualidades técnicas se sobressaíram. O ano de 1976 marcou a chegada da versão TS, esportivo de verdade, que trazia faixas nas laterais, carburação dupla e um espírito que conquistou os jovens que podiam pagar caro pela novidade.

O Salão do Automóvel de 1978 trouxe a primeira novidade. A nova frente com faróis quadrados dava maturidade ao carro, apesar de que sempre gostei mais da primeira versão. A versão TS continuava como objeto de desejo com motores de 1,6 litro e 1,5 litro, abastecido com álcool e gasolina, respectivamente.

Na época surgiram diversas receitas de preparação. Um dos sonhos máximos de consumo podia ser visto assim que a tampa o capô fosse aberta orgulhosamente pelo proprietário para impressionar os amigos: os carburadores Weber 40 e suas belas cornetas.

Foi exatamente o brinquedo de juventude que o dono desse TS 1980 resolveu recriar. Além dos carburadores duplos vale salientar o comando de 296º. Guiando a maior satisfação é pisar fundo para ouvir as cornetas puxando ar pra dentro com seu som característico, algo que sempre provoca um sorriso no rosto.

Como todo carburador de grande vazão estes também são um pouco chatos para regulagem. Mas vale a pena. Quando o comando embaralha e o ronco do VW clássico ecoa pela rua a sensação é, verdadeiramente, singular.

Garagem do Bellote Ver tudo

Renato Bellote, 41, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista do portal IG. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: