Ir para conteúdo

Renault 19 16V: francês de sangue quente

Os carros franceses não têm uma fama muito boa no Brasil. Em parte pela rede escassa de concessionárias nos primeiros anos e em parte também – algo relevante, diga-se de passagem – pelo fato de que o brasileiro médio não tem o hábito de fazer manutenção preventiva.

É importante dizer que nos primeiros anos eles também não eram bem adaptados para nosso asfalto peculiar, pra não dizer de baixa qualidade, o que ocasionava vários problemas de suspensão. Mas isso é passado e atualmente as opções do mercado já superaram essa fase.

O Renault 19 foi lançado no final dos anos 80. Além da França foi produzido na Argentina e se destacou bastante no mercado local. Sem dúvida é fácil perceber como nossos vizinhos estimam o modelo, através de fóruns ou no próprio Youtube.

Mas o tema de hoje é esportividade, a bordo da versão 16V, também conhecida como 16S na França. O 19 traz uma combinação apimentada de fatores. Em primeiro lugar vale destacar o acabamento bem feito. Logo de cara se nota que estamos em um modelo diferenciado.  Os bancos, por exemplo, possuem abas nas laterais e nos remetem a uma esportividade esquecida de algo feito para acelerar.

Rodando o sedã comprova sua boa fama. O motor de 2 litros e 137 cv reage bem às rotações baixas, mas sua natureza agressiva aparece de verdade quando enfiamos o pé no acelerador. Nesse ponto o cabeçote multiválvulas mostra sua força e empurra o francês com vitalidade.

Vale ressaltar que quando essa tecnologia das 16 válvulas chegou por aqui teve duas vertentes. De um lado a economia e com motores até menores. E de outro o desempenho, como é o caso desse aqui, onde a diversão começa com o som único desse segundo estágio em funcionamento.

O proprietário desse exemplar é um apaixonado pela versão, tanto que atualmente tem três deles na garagem. Nem é preciso dizer que manter um deles não é uma tarefa fácil, com escassez de peças e mão-de-obra especializada. Mas paixão é paixão e realmente vale a pena escutar o ronco do sedã em alta rotação.

Categorias

Artigos

Tags

Garagem do Bellote Ver tudo

Renato Bellote, 41, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista do portal IG. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: