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Escort XR3

Escort XR3

Quando foi lançado na Europa, no início dos anos 80, o esportivo da Ford se tornou o que podemos chamar de pocket rocket. Em outras palavras, um carrinho pequeno, com baixo peso e motores que estimulavam o pé direito a acelerar um pouco mais.

1988

CHT

Estepe sem uso

Detalhe

VÍDEO

No Brasil, o XR3 chegou causando sensação, mas nunca teve o mesmo apelo esportivo do primo europeu. Porém, trazia alguns diferenciais que o colocaram no topo da lista de desejos de toda a juventude. O capricho no acabamento era um deles, assim como o teto solar, item bastante requisitado na época.

O tempo passou e hoje a versão mais “nervosa” do Escort já pode ser considerada um objeto de coleção. Aliás, os preços do modelo com aerofólio e vocação esportiva seguem em curva ascendente, fato que já ocorreu anteriormente com os mitos dos anos 70, leia-se Dodge Charger R/T, Maverick GT e Opala SS.

E como toda raridade que se preze, o Escort também possui um nicho considerado mais clássico. As versões MK3 e MK4, que foram produzidas entre 1984 e meados de 1989, são equipadas com o lendário motor CHT, um legítimo Ford. Na década seguinte a Autolatina marcou presença e a versão recebeu o propulsor do Gol GTS, perdendo um pouco de sua identidade.

O carro das fotos é uma dessas máquinas – quase – intocadas pelo tempo. Gianfranco Cinelli encontrou o esportivo com 21 mil quilômetros e tratou logo de levá-lo para sua garagem. “Foi adquirido há dois anos e sou o terceiro dono. É um carro imaculado, completamente original”, salienta.

Uma das coisas que mais chama a atenção é o estepe com a roda de liga leve, calçado pelo pneu Firestone que veio de fábrica. Vale salientar ainda o sistema de som original Philco, bem como antena elétrica, ar-condicionado, vidros e travas elétricas.

Para falar um pouco mais sobre o propulsor, passo a palavra ao dono. “A sigla vem de Compound High Turbulence e a versão Formula tinha 86,1 cv, contra 74 cv do CHT convencional. Essa diferença era devido a melhorias feitas pela Ford no sistema de alimentação, novo comando de válvulas com maior abertura e permanência, coletor de escapamento dimensionado, distribuidor com nova curva de avanço e carburador recalibrado. Tudo para fazer honra ao título de esportivo, coisa que não se vê hoje em dia”, ressalta.

Dirigir o XR3 é voltar no tempo. O câmbio é bem resolvido e o volante de pequeno diâmetro garante boa pegada. Some-se a isso a ótima ergonomia dos comandos, especialmente das setas de direção e limpadores sempre à mão, e terá um carro divertido. Basta abrir o teto solar em um fim de semana ensolarado e aproveitar o dia.

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Renato Bellote, 41, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista do portal IG. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

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Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

15 comentários em “Escort XR3 Deixe um comentário

  1. Belo exemplar mesmo!Eu só não diria que o CHT é um autentico ford pela sua origem Renault. Pena que nessa época a Ford não trouxe motores mais modernos, com o CVH de comando no bloco usado no XR3 europeu, preferiu manter o CHT de comando no bloco que equipou o corcel desde 1968.Ainda assim, foi um feito a ford brasileira extrair 86cv do velho motor renault.

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  2. Esse carro fez parte da minha infancia, meu pai teve um igualzinho em 1993, eu adorava por a cabeça p fora do teto solar…hoje em dia os carros parecem todos iguais, principalmente os carros da mesma marca que seguem o mesmo padrão de desenho p reduzir custos e compartilhar peças… é uma pena!!! em breve pretendo comprar um igualzinho…

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  3. Bellote, muito bons os seus comentários … eu sou um fã do xr3…começei com um 87 azul, tive um 88 amarelo, um 89 vinho, um branco 90, um vermelho 92, voltei para um vinho em 93, em 94 fui para os conversiveis preto em 94 e perola em 95…em 96 comprei meu ultimo, um xr3 fechado zul perola,que mantenho até hoje, em estado melhor que o original…como o seu texto, eu também tenho muitas historias para contar…abraçoMarcelo Santos

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  4. Ola pessoas, eu tenho um XR-3 1989 azul, ja com o motor A.P 1.8, e pretendo vende-lo, se alguem se interessar eu deixo aqui meu contato, e tenho preço bacana…( R$ 7.800,00) Telefone: (19) 8804-6996.

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  5. Olá gente, tenho um desse na garagem XR3 87 – motor CHT FORMULA – está um pouco judiado graças ao tempo, mas em breve providenciarei uma retífica completa do motor, funilária e pintura. Desejo deixá-lo uma raridade também como esse lindo Escort da matéria. Alguém saberia me indicar na região de Campinas-SP, ou até mesmo em São Paulo um lugar que faça o serviço do motor, funilária e pintura de qualidade?Desde já agradeço.Abraços!

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  6. Urgente mesmo vendo escort xr3 pessoal amigo ano 1988 cht 1.6 ele era de minha mae so tem 70663 km originais raro eu quero comprar fiesta 1.6 sou fluvia pereira oliveira de cacapava do sul rs contatos f 0145596324991 thau e obrigado amigos

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