Ir para conteúdo

FUSCA ITAMAR TURBINADO CHEGA PERTO DOS 200 CV


O Fusca foi um dos carros mais carismáticos já produzidos. A ideia original de Ferdinand Porsche para o “carro do povo” partiu de um projeto bastante simples e funcional. Com o passar dos anos o modelo evoluiu em termos de suspensão e conforto, mas por aqui seguiu sempre a mesma linha.

Lançado no Brasil no final dos anos 50 logo ganhou as ruas e a simpatia dos consumidores. Na década de 80 o modelo passou pelo último upgrade visual e também no painel. E no ano de 1986 se despediu na chamada “Última Série”.

O motor boxer também cresceu em cilindrada. No Brasil o Fusca voltou ao mercado como último suspiro na série Itamar, em 1994, mas logicamente não resistiu à pressão dos anos. De qualquer modo o besouro tem uma legião de fãs, clubes espalhados pelos país e preparadores.

E justamente um exemplar preparado é o que vamos conhecer essa semana na coluna. Esse pré-Itamar chama a atenção de longe, especialmente pelo jogo de rodas phone dial da Porsche de aro dezesseis, com sete polegadas e pneus de perfil baixo.

No motor de 1.600 cm³ de cilindrada foi instalado um turbocompressor, porém montado atrás da capelinha e próximo do eixo. Um intercooler mantém o ar resfriado aumentando a eficiência. Com esse conjunto a potência chega perto dos 200 cv.

Acelerar um Fusca é sempre divertido. A posição de guiar é um pouco diferente, porém os pedais são perfeitos para o punta-tacco. A turbina enche em rotações médias e garante diversão de sobra a cada curva.

Um detalhe especial desse carro é que ele traz a válvula de prioridade acoplada ao próprio sistema, algo que produz o espirro extremamente discreto. A diversão fica por conta do som do caracol enchendo nas pisadas mais animadas. Nos vemos na próxima semana andando em coisas divertidas. Até lá! 

Garagem do Bellote Ver tudo

O maior e mais antigo canal de carros clássicos do Brasil.
Renato Bellote, 41, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista do portal IG. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: