Ir para conteúdo

Opala Diplomata SE traz apenas 70 mil km

Já falei de Opala algumas vezes aqui na coluna. Lançado em 1968 sem dúvida nenhuma ele se tornou um dos maiores sucessos da Chevrolet no Brasil. Além disso, é presença obrigatória em eventos de carros clássicos e tema garantido em qualquer conversa sobre grandes carros nacionais.

O Diplomata chegou ao mercado em 1982. Naquele período a marca buscava algo que fosse luxuoso e também representasse bem o modelo. Vale lembrar que já estávamos na época onde menos era mais, em termos de carroceria, e o Monza ocuparia com sucesso um nicho logo abaixo do Opala.

O início da década de 90 marcava o início do fim. Na verdade, a Chevrolet já pensava em algo moderno há algum tempo e isso era extremamente necessário frente à reabertura das importações. O veterano daria lugar ao Omega em uma escolha bem feita da marca.

Nesse sentido o ano de 1992 marca a despedida do modelo de forma triunfal. Os exemplares traziam freios a disco nas quatro rodas, o câmbio manual (quando escolhido) de cinco marchas e também uma barra estabilizadora traseira.

Perto do final da produção a edição especial Collectors chegava para fechar a história com chave de ouro. Além dos itens acima se destacava pela numeração e também uma fita VHS com todos os detalhes de sua trajetória de sucesso. Exemplares dessa série são extremamente raros nos dias de hoje.

O exemplar da matéria, como dito no início, é um daqueles carros que dá gosto comprar. Ele traz uma combinação difícil de ser encontrada na época: estofamento de tecido e câmbio manual de cinco marchas. Curiosamente algo que é bem divertido hoje em dia.  Um de seus pontos fortes, sem dúvida, é a dirigibilidade. O motor de 4,1 litros entregava nessa época apenas 121 cv mas com torque razoável. E somado a isso a transmissão manual deixa o carro bem esperto nas acelerações e retomadas. Em breve falaremos dos icônicos modelos SS6 e SS4. Até breve!

Garagem do Bellote Ver tudo

Renato Bellote, 41, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista do portal IG. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: