Ir para conteúdo

Escort XR3: a exclusividade do cabriolet em duas gerações

A década de 80 trazia novos ares para a indústria automobilística nacional. Além da mudança de estilo os carros traziam um aspecto mais leve e carrocerias mais compactas. Vale lembrar que no Brasil, mesmo com as importações fechadas, tivemos modelos atuais em relação ao mercado europeu.

O Monza é um dos exemplos mais conhecidos. Outro, e tema de nossa matéria, é o Escort. Ele foi lançado na Europa em 1980 e chegou por aqui três anos mais tarde. O estilo jovem e contemporâneo agradou em cheio os consumidores que buscavam algo diferente.

Em 1984 a versão que faria sucesso entre a molecada. O XR3, de Xperimental Research 3, trazia um aspecto agressivo, com faróis auxiliares, incluindo os inéditos lavadores de farol e teto-solar, além de spoilers e um aerofólio que sugeria esportividade.

A versão conversível chegaria no ano seguinte e esbanjava estilo com a carroceria Pininfarina e um desenho levemente diferente na traseira, perfeito para os passeios de final de semana ou para ficar estacionado nos lugares mais exclusivos da cidade. Juntamente com o Opala Diplomata era o carro mais caro do país.

Sob o capô o modelo não trazia a mesma receita do irmão europeu, um CHV cheio de vitalidade, pois a Ford preferiu utilizar o CHT com algumas mudanças mecânicas. Não tinha a esportividade dos concorrentes da VW e GM, mas também ficava dentro da média para os padrões da época. 

O MK4 trouxe a novidade do motor AP-800 na linha. Mas já falamos dele por aqui. Dessa vez o destaque vai para a MK5, geração e que esbanjava potência com o AP-2000 e muito estilo. Além disso bancos Recaro e capota elétrica para entregar um pacote de luxo e bom acabamento. Andar com os dois clássicos pela rua, afinal o azul mineral já tem placa preta, é atrair olhares e viradas de pescoço. O tempo passou e o XR3 cabriolet volta à sua antiga forma, um ícone dos anos 80 e 90, perfeito para curtir um dia de sol.

Garagem do Bellote Ver tudo

Renato Bellote, 41, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista do portal IG. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: