Ir para conteúdo

Puma AMV: o último suspiro do esportivo fora-de-série

Já falei aqui na coluna algumas vezes sobre a Puma Veículos. A empresa que nasceu em uma fazenda na cidade de Matão alçou vôos mais altos e chegou a mais de cem países ao longo de sua trajetória de sucesso. Nos anos 80 uma enchente e outros problemas financeiros causaram sua derrocada.

Nesse ponto vale observar um capítulo interessante da história. A Alfa Metais, empresa de Curitiba, adquiriu a Puma com a ideia fixa de restaurar sua grandeza e produzir algo de qualidade. Para isso renovou toda a linha de produtos, incluindo a utilização do motor AP 1.8 em um dos modelos pequenos.

Mas hoje vou falar sobre o irmão maior, derivado diretamente do lendário GTB. O Puma AMV 4.1 trazia o mesmo estilo, com detalhes redesenhados, como a nova frente e nova traseira, mas mantinha o espírito que fez do modelo um sonho de consumo na década de 70 e começo dos anos 80.

O AMV trazia também o acabamento que fez do GTB algo diferente e exclusivo na época, assim como o Santa Matilde. Bancos em couro – da Recaro neste exemplar – painel com detalhes muito bem feitos e instrumentação completa para o motorista.

Sob o capô o lendário e conhecido 250-S, que chegou ao mercado na década de 70 e deu trabalho para Maverick e Dodge, os V8 mais desejados de então. Além disso é um motor que tem uma infinidade de receitas de preparação e acerto.

Guiar o AMV é bem divertido. A combinação do motor torcudo e tração traseira segue sendo uma das melhores já inventadas. O “Pumão” tem força de sobra e garante um sorriso no rosto a cada acelerada. Além disso o escapamento 6×2 é o responsável pelo ronco encorpado do felino.

Os modelos da AMV foram a despedida da Puma no mercado. Naquele começo de década e reabertura das importações a vida dos foras-de-série ficou mais difícil com a concorrência estrangeira. De qualquer forma ficaram na história como modelos que marcaram época. É isso que vale, afinal de contas.  

Garagem do Bellote Ver tudo

Renato Bellote, 41, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista do portal IG. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: