Maverick LDO: luxo e câmbio automático em versão topo de linha

O Maverick chegou ao Brasil em 1973. Naquela época a Ford havia realizado alguns laboratórios com clientes e o resultado, curiosamente, havia apontado para um modelo europeu com motor de seis cilindros em linha, o Taunus.
De qualquer forma a empresa resolveu apostar as fichas na versão norte-americana, que era um grande sucesso por lá. Com o passar do tempo o esportivo GT dividiu espaço nos showrooms com versões mais simples e também mais luxuosas.
O Maverick trazia uma fórmula simples, porém divertida. O motor de 302 polegadas cúbicas e 199 cv empolgava nas acelerações, em especial pelo ronco borbulhante do motor V8 e seu comportamento mais agressivo.
A LDO chegou quase no final da vida do modelo. Trazia requinte que não víamos no GT, aliás, este bem espartano para sua proposta frente aos rivais da Chevrolet e Chrysler, sem falar do Puma GTB. Algo interessante é que o padrão de acabamento LDO foi criado pela concessionária Caltabiano de São Paulo.
O exemplar da matéria é de 1977. Ele está com o mesmo dono há vários anos. Os detalhes fazem a diferença. Algo que gosto muito é o interior monocromático. Também vale observar o meio teto de vinil, que rivalizava perfeitamente com Dodge, em 1978, e o teto Las Vegas dos Opalas.
Guiar um V8 é sempre uma experiência divertida. Basta dar a partida e sentir aquele ronco onipresente todo ao qual me referi no terceiro parágrafo. O carro está equipado com transmissão automática C3, que dá conta do recado com tranquilidade no melhor estilo norte-americano.
Esse carro tem ainda o ar-condicionado de série, outro opcional raro de se ver. Após algumas voltas devolvi o carro ao proprietário com uma certeza: preciso ter um desses. E como dizia o rei Elvis Presley: “ambição é um sonho com motor V8”.
Categorias
Garagem do Bellote Ver tudo
O maior e mais antigo canal de carros clássicos do Brasil.
Renato Bellote, 42, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista dos portais IG e Carsughi. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.
Garagem do Bellote TV: paixão por carros!
Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)