Ir para conteúdo

1.5 R e Turbo: as versões apimentadas do Uno

Na semana passada eu falei de Uno. Mas como vocês viram foi um exemplar especial, com veneno de sobra e uma exótica combinação mecânica com a R1. A simbiose ficou legal e o criador sem dúvida merece nossos aplausos pela ideia.

Mas hoje falarei sobre esportividade de época. Sabemos que na década de 80 a rivalidade entre as marcas era grande nesse sentido. Ford, Volkswagen, Chevrolet e Fiat, claro, protagonizavam uma briga pelo consumidor que desejava algo mais apimentado.

O 1.5 R substituiu a versão SX e logo ganhou lugar na disputa. Isso porque o motor de 1,5 litro com dupla carburação trabalhava em conjunto com um câmbio curto, uma combinação que sempre se mostrou bem acertada para quem gosta de pisar fundo.

Já nos anos 90 a Fiat foi precursora de algo que agora é bastante comum e até foi popularizado: o turbocompressor. O pontapé inicial foi dado pelo Tempra, que trazia um motor de 2 litros sobrealimentado com nada menos do que 165 cv. Números dignos de respeito.

O Uno veio em seguida com o motor de 1,4 litro, 114 cv (algo que na época correspondia a motores de litragem maior) e fôlego de sobra para dar trabalho aos concorrentes de mercado. O conjunto otimizado do carro até hoje é referência para quem admira um trabalho bem feito.

Guiando os dois carros podemos notar que a marca italiana deixou seu passado para trás quando falamos de carros esportivos. Posição ao volante, empunhadura e a questão do câmbio curto, a qual já enfatizei, fazem a diferença, especialmente quando se leva em conta o contexto do período. Nas próximas semanas falarei mais sobre esportivos nacionais que deixaram saudade. Atualmente os modelos das décadas de 70, 80 e 90 se tornaram valiosos no mercado e a nostalgia jogou o preço para o alto.

Garagem do Bellote Ver tudo

Renato Bellote, 41, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista do portal IG. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: