Ir para conteúdo

Uno com motor de Yamaha R1 acelera até as 15 mil rpm!

O título da matéria dessa semana deve ter despertado a atenção dos leitores. E significa exatamente isso: um Fiat Uno equipado com motor e câmbio da Yamaha R1. Aliás, da motocicleta esportiva vem também o ronco ensurdecedor em alta rotação.

O Uno foi lançado por aqui em 1983, com direito a evento exclusivo realizado em Cabo Canaveral, a famosa base de lançamento de foguetes na Flórida. O modelo permaneceu com a mesma aparência durante um bom tempo, passando por pequenas mudanças, até a revitalização em 2013.

Mas para o engenheiro que montou esse projeto a ideia ia muito além de preparação mecânica. Na verdade, o Fiat seria apenas um instrumento de algo que vemos lá fora nas provas de subida de montanha. E nada melhor do que utilizar um motor de motocicleta esportiva para isso.

O hatch passou por uma transformação completa durante três anos. Isso incluiu alívio de peso (agora 750 kg) e a instalação de itens como o roll cage, conhecido como Santo Antônio. O tanque de combustível é de 18 litros e os freios a disco nas quatro rodas.

Por aí já dá para ter uma ideia de como isso tudo tomou forma. O interior é rústico e não podia ser diferente. Afinal, a proposta é de algo espartano, mas que tenha um bom equilíbrio entre peso e potência. Bancos no estio concha fecham o pacote com chave de ouro.

O motor tem 998 cm³ de cilindrada, 10,9 kgfm de torque e a transmissão – por corrente –da R1, além do câmbio sequencial de seis marchas. E o melhor de tudo: cada uma delas pode ser esticada até as 15 mil rpm. Além disso o escapamento tem duas partes e pode se tornar, verdadeiramente, ensurdecedor.

Dirigir o R-Uno é divertido. Ele sofre um pouco nas subidas, por conta do torque baixo das motos, mas em linha reta garante momentos bem legais, para espanto geral dos outros motoristas. O resto vocês conferem na matéria.

Garagem do Bellote Ver tudo

Renato Bellote, 41, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista do portal IG. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: