Ir para conteúdo

Porsche 993 Carrera e 993 Turbo: reunimos duas versões de um mito

Porsche 993

“Bellote, quer fotografar meus dois brinquedos juntos?”, me perguntou o dono das máquinas há duas semanas. “Sem dúvida”, respondi. E realmente, modificando ligeiramente o ditado popular, se um é bom, dois é algo simplesmente fantástico.

Carrera

Turbo

Ícones

VÍDEO

Os Porsches têm um lugar reservado na Garagem, assim como outras marcas de prestígio, e se destacam pela variedade de cores e estilos. A versão Turbo, por exemplo, agora tem representantes de quatro gerações. E ainda falta a 996, que estará por lá em breve.
Mas ele é um 911, não é? Se alguém perguntar, a resposta é sim. O que algumas pessoas não sabem é que cada geração recebe uma nomenclatura própria. Desse modo temos 911, 930, 964, 993, 996 e 997. Simples, não? Agora vamos conhecê-los de perto.
A geração 993 é muito valorizada pelos puristas da marca. E não é à toa. Os bólidos são os últimos equipados com o tradicional motor refrigerado a ar, cercado de mítica e histórias. Apesar de a base mecânica ser a mesma, a refrigeração a água fez com que muita gente tenha torcido o nariz para eles. Mas todos pertencem à mesma família.
Esses dois carros, além de tudo, têm uma particularidade, no mínimo, interessante. O Carrera – na belíssima cor Speed Yellow – foi o primeiro exemplar importado oficialmente a chegar ao Brasil. O estofamento azul é outro item singular no veículo, bem como o câmbio Tiptronic. Debaixo do capô, o propulsor boxer de seis cilindros entrega 271 cv brutos.
Vários detalhes que não são muito notados em outros carros, ganham importância nos esportivos de Stuttgart. A posição de dirigir, por exemplo, onde o motorista pode observar a frente o capô e as saliências dos pára-lamas. Quer mais? A chave do lado esquerdo e o conta-giros central, que é o ponto inicial de atenção quando se olha o painel.
Em busca de mais adrenalina? O Turbo preto é uma boa opção. Esse carro recebeu um kit de veneno da marca e despeja mais de 500 cv brutos nos asfalto. Ele também foi o primeiro TT a desembarcar por aqui. Exclusividade total. Vale salientar que na prova de Top Speed realizada pela Revista Driver no mês passado, o foguete registrou nada menos do que 327 km/h no final da reta!
Andar nos dois traz sensações distintas. Enquanto o Carrera tem respostas rápidas e um bom desempenho no geral, o Turbo transforma o passeio em algo – realmente – visceral. Quando as duas turbinas entram em ação, o corpo cola no banco, os pneus grudam no asfalto e a paisagem passa bem mais rápido na janela.
E assim fica registrado mais um ensaio duplo no blog. Esse é o quarto que fazemos, reunindo irmãos com personalidades diferentes. Nas próximas semanas o leitor terá a oportunidade de conhecer cada um deles em detalhes. Não perca!

Garagem do Bellote Ver tudo

Renato Bellote, 41, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista do portal IG. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

5 comentários em “Porsche 993 Carrera e 993 Turbo: reunimos duas versões de um mito Deixe um comentário

  1. DEUSES NA GARAGEM!De fato, o 993 é uma das séries mais importantes da história da marca de Stuttgart, a versão turbo lançada no Salão de Genebra de 1995 foi uma das mais festejadas do modelo até hoje, junto com a GT2 do mesmo ano que dividiram os olhos do público da mostra suíça no fim ao primeira metade da década de 1990. Brinquedos maravilhosos Bellote, belos cliques (em dose extra) e um ótimo relato nos textos e no vídeo, desse encontro quase que divino com duas das versões mais importantes da linha 911 de todos os tempos.PARABÉNS!abs.ALYSSON PRADO \”BALO\”

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: