Ir para conteúdo

Cinema automotivo – 24 Horas de Le Mans

Photobucket

Há algum tempo venho falando da necessidade da criação de uma categoria específica sobre esse segmento nas locadoras que tanto agrada a nós, apaixonados por tudo que se move com quatro rodas. E duas também. Agora resolvi criar esse espaço aqui no blog, dedicado às máquinas que fizeram sucesso no mundo da sétima arte.

“A largada”

E pra começar, nada melhor do que falar de um ícone do tema: As 24 Horas de Le Mans. O cult, estrelado por Steve McQueen, conta a história da corrida de longa duração mais famosa do mundo. De quebra, como pano de fundo traz a trajetória de um piloto que luta para vencer a prova após ter sofrido um grave acidente no ano anterior.
Pois bem. À primeira vista, o que mais chama a atenção é a paisagem deslumbrante daquela região francesa. Durante os primeiros quinze minutos, nenhuma fala. Apenas o cenário se descortinando aos olhos do espectador. McQueen aparece chegando à pista a bordo de um belíssimo Porsche 911 (ou 912, me corrija o leitor se eu estiver enganado).
Daí em diante a história vai tomando forma. O mais interessante é justamente a rotina envolvida na tradicional prova. Os campings, a chegada das equipes, a imprensa, o ajuste técnico, a segurança do espetáculo com as guarnições policiais e o clima único que paira no ar. Tudo isso foi filmado de forma extremamente natural, dando uma cara de documentário à produção.
Após o primeiro quarto de hora, a tensão fica evidente quando se aproxima o momento da largada. E esse fato também é passado de forma realista ao espectador. A contagem regressiva começa, o jogo de câmeras foca diversas atitudes dos pilotos, público e equipe. Até que as máquinas são ligadas com estrondo, fazendo com que todos entrem em uma nova dimensão: a da disputa.
Com esse novo ingrediente – a competição – o longa vai cativando o espectador, de forma a dividir o público entre ferraristas e porschistas. A utilização de diálogos em francês e italiano também ajuda a temperar essa mistura. Enquanto isso, a corrida vai acontecendo, com tomadas de cena magistrais e o foco no ronco dos motores. Sensacional.
Chuva, rodadas, carros saindo de lado nas curvas, emoção à flor da pele. Depois de duas horas a sensação é de alívio quando a prova termina. O colorido da época também agrada aos olhos. Resumindo, é um clássico que não pode faltar na sua videoteca.

Garagem do Bellote Ver tudo

Renato Bellote, 41, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista do portal IG. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

7 comentários em “Cinema automotivo – 24 Horas de Le Mans Deixe um comentário

  1. As locadoras deveriam se reinventar para superar pirataria focada em filmes novos estes dias estava falando com amigos a respeito de filmes com bolidos da epoca otima materia antes de postar esta estava lendo a do Porsche 993.Coloca uma lista de filmes destes antigos com carros,motos interessantes lembro de Bullitt duelo com Ford Mustang eo Dodge Charger,Ferris Bueller’s Day Off – Curtindo a vida AdoidadoFerrari 250 GT California,007 Aston Martin DB5,Herbie fusca,Mad Max Ford Falcon,Grease Ford ‘Grease Lightning’ 1946,60 segundos Mustang Shelby,Cannonball Run II com Burt Reynolds em 1984 ele fez uns filmes interessante tbm decada de 80 com um Pontiac q ele corria da policia o policial era muito comico,Cannonball Run I em 1981,achei o nome do filme com Burt Reynolds Agarra me Se Puderes-(Smokey and the Bandit)com Pontiac Trans Am.Wesley Alves Meireles email selehexao@hotmail.com ou wesleyalvesmeireles@hotmail.com msn,orkut.

    Curtir

  2. Olá Renato.A procura por filmes do gênero é uma constante.Não acredito que o número de apaixonados por automóveis seja pequeno, a ponto de não compensar para as locadora disponibilizarem tal produto.A minha geração, viu incontáveis vezes no cinema, 24 de Le Mans, Bullit, Se meu Fusca Falasse, e outros tantos no mesmo estilo. Se não é interessante para as locadoras, pelo menos as gravadoras poderiam coloca-los ao nosso alcance.Seu Blog tem idoneidade, e é formador de opinião para pleitear esta disponibilização.Creio que possa contar com seus seguidores (leitores), fazendo uma lista de assinaturas. Quem sabe desta forma se chegue a este objetivo.Parabéns pela iniciativa, o que apresenta hoje chega literalmente a disparar o coração de nós apaixonados pelas quatro rodas e a velocidade.Abraço, Fernando Portilho

    Curtir

  3. iniciamos um pequeno blog automotivo para relembrar nossos bons tempos aqui no RS, e se te ajudar, já temos alguns posts sobre o cinema automotivo, e muitos outros mais a espera de publicação. Seu blog foi um grande incentivo para criamos o nosso http://www.kmdoze.blogspot.com/. o nome refere-se a um grupo de amigos que no passado, participava de provas de arrancada, e que até hoje continua adorando carros e velocidade….

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: