Puma GTB S2

Uma semana se passou e outra “fera” chegou ao blog. O puma – chamado cientificamente de felis concolor – é um grande felino que vive em algumas regiões montanhosas, desde o Canadá até a Patagônia. Predador solitário e de hábitos noturnos, está quase em extinção por aqui. Seu miado não tem a força do jaguar ou da pantera, mas consegue se impor no ambiente selvagem.
VÍDEO
Arisco, esbelto e veloz. Foram justamente essas três características que caíram como uma luva no modelo GTO, apresentado pela Puma, no Salão do Automóvel de 1972. O frisson foi tanto em torno do carro, que até mesmo o ex-presidente Juscelino Kubitschek foi conferir a novidade. A sigla – alusiva às competições – logo seria trocada por outra, que se tornaria imortal para os amantes da performance: GTB.
O clássico das fotos, representante da segunda geração, pertence ao colecionador Ricardo Gurgel há nove anos e foi adquirido em Mairiporã. Ele ainda guarda a chave reserva original e foi premiado como o melhor GTB S2 no encontro nacional da marca em 2007, realizado em Santa Catarina. Uma das dicas da conservação é o uso da gasolina aditivada e a outra é tirá-lo da “toca” pelo menos uma vez por semana para um passeio.
Após o ensaio tive o prazer de conduzir o mito. A posição de dirigir, ao contrário do que havia lido em uma revista especializada há vários anos, é excepcional, principalmente para quem tem menos de 1,70 m, como é o meu caso. O motor de seis “bocas” e 4,1 litros com uma preparação leve atinge os 190 cv brutos e é sinônimo de diversão.
Importante salientar o volante de boa pegada, bem como a alavanca de câmbio em ótima posição. Engatei a primeira e saímos. O ronco evidencia que o Puma é arisco. Uma acelerada de leve e o felino mostra a que veio. Reparo alguns olhares no retrovisor do carro que vai na frente. A passagem é liberada prontamente. Ele ganha espaço para esticar os músculos.
Dirigir o GTB é algo contagiante. Ele tem um quê de muscle car e desperta muitos olhares pela rua. Tração traseira, baixo peso e potência fazem uma equação sensacional. Reduzi para segunda e virei a esquina. Uma cutucada de leve no acelerador fez os pneus traseiros girarem. Satisfação. E um sorriso nos lábios.
Sem dúvida, o modelo marcou época por aqui. A combinação da leveza da fibra com a solidez mecânica se mostrou perfeita e mantém uma legião de fãs, espalhados pelos clubes do país. Pra terminar, fica o slogan de um dos catálogos da empresa, de 1974: “Puma: o privilégio autenticamente brasileiro”.
Categorias
Garagem do Bellote Ver tudo
O maior e mais antigo canal de carros clássicos do Brasil.
Renato Bellote, 43, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista dos portais IG e Carsughi. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.
Garagem do Bellote TV: paixão por carros!
Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)
Ai sim… Bellote fotografando o carro que mais gosta.Parabéns!Eu gosto mais do outro Puma, mas este também é bonito.
CurtirCurtir
Tio Gurgel,Quero quando essa S2 encontrar com a laranja da terra das cataratas….. vai faltar chão…..heheheh Parabéns pela máquina..Tarzan
CurtirCurtir
Um belo exemplo de esportivo nacional, com um belo texto e imagens mais que ilustrativas.Parabéns Bellote pelo ensaio, texto… enfim pelo post!
CurtirCurtir
Muito show as imagens e o carro! Mas prefiro os GTB. Motor traseiro com tração traseira é ainda mais fatal!
CurtirCurtir
Gurgel…muito legal ver o seu carro. Com certeza é umas \”espécies\” das mais bem cuidadas.Bellote,Parabéns pelas fotos. Abs.
CurtirCurtir
Gurgel parabéns pelo carro. Bellote linda matéria. Parabéns. Att Cláudio
CurtirCurtir
parabens Renato….lindo exemplar !Valeu tb pela visita na loja!abraçoFernando
CurtirCurtir
Lindo Puma…mesmo não sendo o meu Puma preferido, está muito bem montado e cuidado…Mais uma vez ótimas fotos…Parabés Bellote!Carlos Eduardo Szépkúthy
CurtirCurtir
Belíssimo exemplar, muito bem cuidado.
CurtirCurtir
Sonho de consumo. Impecável exemplar![]'s!
CurtirCurtir
Carro lindo !!! Meu 2º sonho de consumo. O 1º já tenho, um GTB S1 – 77 que estou restaurando.
CurtirCurtir
maravilha de carro. prefiro a amv , mas este tambem é muito bonito. valeu.
CurtirCurtir
Tenho o prazer de ter um GTB S2 vitaminado na garagem. Não troco por nada…
CurtirCurtir