Ir para conteúdo

Jaguar E-Type

Jaguar

O jaguar, também conhecido como onça-pintada, é o maior felino das Américas. Com um comprimento que pode chegar aos 2,5 metros e peso superior aos 100 kg, se caracteriza pela agilidade, agressividade e destreza quando parte em busca de sua caça. A presa pode atravessar um crânio em questão de segundos e a mordida tem uma força esmagadora, sendo o único carnívoro que ataca jacarés e as temidas sucuris.

E-Type

1973

V12

Poder

Potência

Classe

Estilo

O similar automotivo não fica atrás quando o assunto é desempenho. O E-Type chegou ao mercado em 1961 atraindo playboys e apaixonados pela esportividade em seu grau mais puro. Motor de seis cilindros, linhas fluidas e um estilo que marcou época e influenciou gerações. O longo capô e a traseira curta criaram um estilo inigualável em seu tempo e depois dele.

O modelo também pode ser visto em competições de carros clássicos mundo afora. Em 1964 uma versão denominada “Low Drag Coupe” foi projetada pelo engenheiro Malcom Sayer, se tornando item de coleção com o passar dos anos. Atualmente podemos encontrar empresas especializadas na preparação dos felinos. Na Inglaterra, por exemplo, a Classic Jaguar Racing, sediada no condado de East Sussex, envenena os bólidos para pista, track days, incluindo também a modificação completa para vistoria da FIA Historic.

A sensação de estar frente a frente com esportivos carismáticos como esse – conversível, ano 1973 – é algo realmente interessante. O clássico das fotos é um representante da terceira geração do mito. Uma das maiores características da máquina é o gigantesco motor V12, de 5,3 litros, com inacreditáveis 314 cv brutos, além de um ronco grave e estimulante. Mais ou menos como um caçador em busca de sua presa.

Repare também nas saídas traseiras de escapamento, com quatro “bocas” que parecem prontas para cuspir fogo. Ao mesmo tempo as rodas raiadas de cubo rápido dão um toque de elegância ao esportivo. Desse modo beleza e agressividade formam uma combinação que sempre despertou o fascínio das pessoas em relação ao Jaguar, tanto nas ruas quanto nas selvas tropicais. Até mais!

Garagem do Bellote Ver tudo

Renato Bellote, 41, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista do portal IG. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

10 comentários em “Jaguar E-Type Deixe um comentário

  1. Parabéns Renato pelo texto e, lógico, pelos clicks. Realmente, O E-Type, ou XKE nos Estados Unidos, representa a esportividade da marca, tanto que, atualamente a Jaguar pensa em revisitá-lo para substituir os atuais XK8, embora até mesmo esse teve suas linhas inspiradas nos fantásticos E-Type. Fabuloso! Abraços.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: