Ir para conteúdo

Honda Gold Wing GL 1000

Honda

Nos anos 70 a molecada se reunia para jogar conversa fora e paquerar as garotas. Entre os assuntos da moda os esportivos nacionais se destacavam. De vez em quando aparecia algum Maverick GT ou Dodge Charger para fazer barulho e animar a noite. As motos que podiam encarar de frente os poderosos V8 eram os modelos “peso-pesado” com 500 ou 750 cm³ de cilindrada. A Honda ocupava um lugar de destaque nesse momento. Quando uma delas encostava por ali, a briga ficava feia.

Gold Wing

1977

Clássica

1000 cm³

Diversão à vista!

Estilo

Os fãs da vida em duas rodas suspiraram mesmo pra valer após a apresentação da Gold Wing GL 1000 no salão de motocicletas de Colônia, Alemanha, em 1974. Motor boxer de quatro cilindros, 999 cm³ de cilindrada, 78 cv brutos, câmbio de cinco marchas, quase 300 kg e um estilo muito peculiar fizeram com que se tornasse objeto de desejo. Uma das características mais interessantes era o sistema de freio, formado por dois discos na dianteira e um na traseira.

As revistas especializadas da época não economizaram elogios à nova versão. Uma delas salientou que Gold Wing era um excelente exemplo da engenharia japonesa, além de um novo estilo de design. Uma delas, inclusive, chegou a fazer um supercomparativo entre ela e oito concorrentes de peso, tais como Harley-Davidson, Moto Guzzi, BMW e Suzuki.

Mas a princípio as vendas da gigante não decolaram, com apenas 5 mil unidades comercializadas em 1975. Em 1977 a empresa fez algumas modificações baseadas na opinião dos consumidores. E deu certo. Neste ano, o mesmo do exemplar das fotos, o preço começava em módicos US$ 2.938 nos Estados Unidos.

Repare aí nos grandes mostradores redondos que marcam em milhas e km/h. A velocidade máxima, vale ressaltar, era próxima dos 200 km/h! Fico aqui pensando o quão emocionante era acelerar uma dessas sentindo a adrenalina nas veias o vento no rosto. Nostalgia pura!

Garagem do Bellote Ver tudo

Renato Bellote, 41, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista do portal IG. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

13 comentários em “Honda Gold Wing GL 1000 Deixe um comentário

  1. E falar também que as vendas não decolaram porque essa primeira GW era uma trôlha, ruim de curva, ruim de freio, chôcha de motor e beberrona. Das Honda dos 70, e a CB 750 Four a top model, mãe de todas as superbikes atuais

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: