Ir para conteúdo

Porsche 930 Turbo

Porsche Turbo

Potência, estilo e esportividade. Essas são qualidades que os apaixonados por automóveis estão sempre buscando em veículos clássicos ou modernos. Alguns deles, porém, conseguem reunir essas três características de uma só vez. É o caso do Porsche 930 Turbo 1975 das fotos. O leitor vai entender o porquê nos próximos parágrafos.

1975

Cockpit

1ª geração

Fuchs

Estilo

Puro-sangue

VÍDEO

Em outubro de 1974, os visitantes do salão de Paris puderam vislumbrar a chegada do novo modelo. A aparência mais encorpada – com pára-lamas alargados – e o vistoso aerofólio traseiro deixaram claro que ele não estava para brincadeira. O maior destaque estava instalado justamente no motor boxer de seis cilindros: o turbocompressor. A partir daquele momento o 911 entraria em uma nova fase e, ao mesmo tempo, em uma área pouco explorada pela indústria automobilística até então.

Os outros esportivos passaram a ter a companhia de um novo desafiante nas Autobahns e o propulsor de 3,0 litros e 260 cv brutos logo fez jus à fama e ao estilo de durão da máquina. Os 100 km/h chegavam em menos de 5 segundos e a velocidade máxima passava dos 250 km/h. Ferraris e Lamborghinis tiveram que se contentar com a faixa da direita enquanto o bólido pedia passagem com seu ronco inconfundível.

Mas a voracidade da turbina logo mostrou alguns pontos fracos. O carro era muito arisco e assustava pra valer os motoristas menos experientes – assim como aconteceu com o BMW 2002 Turbo na mesma época. Além disso, o turbolag foi outra deficiência, mas algo aceitável, como em todos os novos projetos.

Os bólidos que viriam nos anos seguintes trataram de resolver todos os problemas e transformar o clássico da primeira geração em um ícone de performance e item de coleção em qualquer lugar do mundo. Ele se converteu em mais um motivo de orgulho para a Porsche e, o mais importante, com vaga garantida aqui na Garagem.

Até a próxima semana!

Garagem do Bellote Ver tudo

Renato Bellote, 41, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista do portal IG. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

15 comentários em “Porsche 930 Turbo Deixe um comentário

  1. No fim, a Porsche pensou: \”No próximo, nós corrigimos a agressividade deste aqui. Esperemos uns 15 anos e isso se tornará um marco. Motivo de orgulho. Por enquanto, deixa como está!\”huahauhauahuahauhauhauhauahuaBelíssimo exemplar![]'s!

    Curtir

  2. Nossa! Eu, como um autêntico Ferrarista, tenho que dizer: esse Porsche é LINDO! Me apaixonei pelos 911 no alto dos meus 8 anos de idade, quando ganhei um modelo 1/18 na versão Speedster (1989), de controle remoto! Eu adorava! E ainda gosto…Abraços!

    Curtir

  3. 930 Turbo refere-se ao número interno de fábrica, sendo este adotado comercialmente nos EUA, porém na Europa continuou a ser vendido como 911 Turbo. Na geraçao posterior (993), o número 911 voltaria a ser usado pelos yankees.

    Curtir

  4. Hoffmann só uma correção: a geração sucessora da 930 é a 964, produzida de 1988 até 1992, a 993 é a quarta geração do 911 e foi produzida de 1993 à 1996.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: