Ir para conteúdo

Karmann-Ghia Dacon (recriação)

Karmann-Ghia Dacon

“O que é a vida sem um sonho?”. Começo o texto com essa frase do poeta francês Edmond Rostand, que nos diz muita coisa. Os sonhos nos fazem antever o futuro, imaginar o sucesso e, acima de tudo, podem se tornar uma importante alavanca para que nos lancemos – sem medo – em busca de sua realização.

Recriação

Cockpit

Detalhe

História

Trava de capô

Mito

VÍDEO

Foi assim com Paulo Goulart, da Dacon. Em 1964 ele começou a importar os primeiros motores Porsche com 1600 cm³ de cilindrada para que o ideal de ver sua escuderia em ação se tornasse realidade. As primeiras vitórias trouxeram alegrias e também adversidades – como a mudança do regulamento – mas o estímulo da bandeira quadriculada após horas de prova continuou a recompensar seu esforço.

Logo depois nasceram os bólidos azuis e brancos equipados com o motor Porsche de quatro comandos, que fizeram fama nas pistas, além de meter medo na concorrência. Grandes nomes estiveram atrás do volante dessas máquinas maravilhosas, tais como Anísio Campos, Emerson e Wilsinho Fittipaldi e José Carlos Pace. O leitor pode conhecer a história completa da equipe Dacon no site da Obvio.

Quatro décadas mais tarde essas estórias – isso mesmo, sem “h” – influenciaram o jornalista Adriano Griecco, que construiu uma recriação ou, como ele mesmo diz, uma homenagem a esse verdadeiro mito sobre rodas. “Montei o carro todo. A carroceria adquiri de um amigo e o chassi de outro. Então, juntei os dois”, conta.

Mas até chegar a esse resultado final meses e meses de trabalho foram gastos. “O processo todo demorou quase um ano desde o dia em que mandei a carroceria para o funileiro. Depois tive que mandá-la de novo para uma oficina chamada Clássicos de Rey. A elétrica foi inteira refeita, assim como toda a parte mecânica”, revela. Um fato curioso sobre o projeto foi sua inspiração. “Ele foi montado bem ao lado de um dos Karmann-Ghia Dacon originais, numa oficina de um amigo meu, em Cotia”, conta Adriano.

Alguns detalhes fazem dele uma máquina de corrida. “O carro tem banco concha, cinto de quatro pontos e volante esportivo. Estou pensando em comprar uma réplica do Fittipaldi F1, o mesmo que equipava os Dacon na época. O motor é VW 1.6 com dupla carburação e utiliza ignição eletrônica”, salienta. Vale dizer ainda que ele utiliza rodas de 5,5 polegadas na dianteira e 9 polegadas na parte traseira e os marcadores no painel vieram dos Estados Unidos, doados por um Porsche 912.

Talvez agora a pergunta no início do texto tenha sido – em parte – respondida. E o sonho de Paulo Goulart deu tão certo que atravessou o tempo e, mais de quarenta anos depois, inspirou recriações como esta. Pois é. Acho que precisamos de mais sonhadores…

Garagem do Bellote Ver tudo

Renato Bellote, 41, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista do portal IG. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

6 comentários em “Karmann-Ghia Dacon (recriação) Deixe um comentário

  1. Ta ai um erro que se tornou acerto.O erro da VW em fazer um carro tão lindo com um motor tão fraco e o acerto de alguns obstinados em colocar nele um canhão Porsche criaram esta lenda, este mito, este icone que é o Karman Porsche da Dacon…

    Curtir

  2. Mais um dos presentes semanais que ganhamos, sempre causando ansiedade, e no final a grande surpresa.Os sonhos \”bem sonhados\” sem dúvida, são o início da materialização dos grandes feitos.

    Curtir

  3. O KG normal é um classico e tem uma carroceria que não se desatualiza e não se desatualizará nunca.E essa recriação feita pelo Adriano ainda emociona àqueles que a viram correr nas pistas brasileiras.O carro ficou nota 10!

    Curtir

  4. Opa amigo, sou um apaixonado por Karmann Ghia, e principalmente como motor forte!Tenho um Karmann 1967 como motor AP 1.9Visite meu blog e confira algumas fotos e se gostar, pode divulgar em seu blog.Abs!!blogdobaxim.blogspot.com

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: