Ir para conteúdo

Dodge com blower chega aos 425 cv

O Dodge tem uma bela história no Brasil. A Chrysler chegou por aqui ainda na década de 60. O primeiro modelo foi o Esplanada que logo de cara se destacou no mercado. O Dart chegaria em 1969 e elevou o padrão para um degrau acima. Um de seus principais concorrentes nessa época era o Chevrolet Opala.

Durante a década de 70 a família cresceu com novas versões baseadas no Dart. Entre elas a Charger R/T, que fez bastante sucesso, e a Charger LS. No final do período Magnum e Le Baron se destacaram e marcaram a despedida dos V8.

O exemplar da matéria recebeu um equipamento de sobrealimentação bastante comum nos Estados Unidos: o blower. O equipamento é ligado ao virabrequim e garante força desde baixas rotações. É uma preparação eficiente e que exige uma montagem cuidadosa. Nesse caso feita pelo Arthur Graxa Lima, da WOT preparações, oficina conhecida da Zona Norte de São Paulo.

Guiar o Dart é uma experiência singular. A primeira impressão é por conta do aspecto físico do blower, que rasga a parte central do capô e também dificulta a visão nas laterais. Mas o restante da experiência justifica qualquer coisa. O manômetro de pressão se destaca e fica visível para o motorista.

Na primeira pisada ele já mostra a que veio. O V8 ronca forte e acima dos 3 mil giros o blower é ouvido com mais vitalidade. Antes disso ele apenas assobia. Mas a partir dessa faixa de rotação o ruído se torna algo presente, aliás, onipresente, ecoando pela rua de maneira incrível.

Nesse ponto a segunda marcha é engatada e chega a hora de pisar mais fundo. Corpo colado no banco, pneus destracionando e mais ruído da correia do blower que a partir desse momento já encheu os ouvidos e dominou todos os sentidos. O carro traz ainda cintos de quatro pontos e instrumentação completa para monitorar a usina de força com 425 cv e 72 kgfm. Já o blower está intimamente ligado à cultura automotiva norte-americana e olhando para ele lembramos de filmes e séries de TV.

Garagem do Bellote Ver tudo

Renato Bellote, 41, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista do portal IG. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: