Ir para conteúdo

Jetta MK2 com motor VR6

O Jetta é um dos grandes sucessos da Volkswagen no Brasil. Ele chegou oficialmente por aqui na quinta geração e logo caiu no gosto do público. Vale destacar que se tornou um dos modelos mais blindados do país e, não podemos esquecer, tinha também a versão Variant. Antes disso, a geração anterior também marcou presença, porém com outro nome: o Bora.

A sexta geração trouxe a novidade do turbo. E conquistou ainda mais compradores. Apesar de ocupar a quarta colocação no ranking dos mais vendidos do país, em cidades como São Paulo a quantidade de exemplares sempre foi bastante significativa.

Mas hoje falaremos de algo quase exclusivo. O Jetta MK2, ou seja, de segunda geração. Essa, aliás, foi a mais longa na história do modelo e teve números de produção muito expressivos. Mas ele tem algo a mais sob o capô e não disponível para os compradores da época: o motor VR6.   

Guiar esse exemplar é uma diversão a parte. E começa quando giramos a chave. Quase todo entusiasta da Volkswagen aprecia o ronco único do motor VR6. O ângulo dos cilindros proporciona um ronco encorpado e, ao mesmo tempo, que tem muita personalidade. Dá para dizer que nada ronca igual a um deles.

O Jetta dessa segunda geração é um carro mais compacto. E mais leve. Com esses ingredientes e o motorzão o modelo tem acelerações rápidas e uma condução bastante prazerosa. Vale dizer que o ronco, ele novamente, ecoa pela rua, enquanto o som dentro do carro é bastante agradável.

Outra coisa interessante sobre esse carro é que o antigo proprietário, da Bélgica, tinha uma paixão especial pela velocidade. Além do swap em si, vemos barras de estabilização no cofre do motor e no porta-malas, ligada à suspensão traseira. Por isso me refiro no vídeo ao “uso soviético”, que pode ser traduzido em muitas horas de pista. É possível notar essa paixão também através dos adesivos no vidro traseiro. Isso mostra que, além da boa ideia da troca de motor, esse exemplar rodou em circuitos históricos. E com muita disposição. Até a próxima semana.

Categorias

Artigos

Tags

Garagem do Bellote Ver tudo

Renato Bellote, 41, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista do portal IG. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: