Ir para conteúdo

Parati LS está na mesma família há 30 anos

A Volkswagen tem uma história bastante rica no Brasil. E durante duas décadas foi voltada totalmente aos modelos equipados com motores boxer refrigerados a ar. Desde o lançamento da Kombi, primeiro utilitário vendido por aqui, a trajetória da empresa foi marcada por essa característica.

O Fusca, inicialmente montado no sistema CKD, sigla de complete knocked down, também marcou a VW como um grande sucesso de vendas. Durante a década de 60 mais modelo refrigerados a ar chegaram ao mercado, como a Variant, TL, Karmann-Ghia e, nos anos 70, SP2 e Karmann-Ghia TC.

Mas a metade da década trouxe uma novidade importante: o Passat. O novo modelo trazia a moderna mecânica refrigerada a água e ia contra toda a publicidade da montadora nos anos anteriores focada totalmente na durabilidade e resistência dos motores a ar, bem como sua versatilidade.

Na esteira do Passat vieram outros modelos que seriam extremamente bem-sucedidos e escreveriam a história da marca no país durante os anos 80. A família Gol trocou a motorização e trouxe com ela opções muito interessantes, como o Voyage e a Parati, uma das melhores station wagons da época.

Vale lembrar que o segmento das peruas era extremamente aquecido nesse período. A Chevrolet tinha a Caravan e a Marajó, a Fiat tinha a Fiorino, mais tarde substituída pela moderna Elba e a Ford tinha a Belina. Portanto, briga de foice pelo consumidor.

A Parati da matéria dessa semana tem uma história singular. Ela foi comprada pelo primeiro dono, ficou alguns anos parada e recentemente foi descoberta pelo atual proprietário. Ou seja, uma trajetória que justifica seu bom estado geral. Guiar qualquer modelo da família Gol da década de 80 é uma boa experiência. Isso porque são modelos que trazem funcionalidade e agilidade no trânsito, além da confiabilidade mecânica, incluindo o motor e o câmbio, até hoje referência para quem gosta de carro manual. Até a próxima semana.

Categorias

Artigos

Tags

Garagem do Bellote Ver tudo

Renato Bellote, 41, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista do portal IG. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: