Karmann-Ghia 69 mescla estilo com acessórios Porsche

Já falei aqui na coluna sobre veículos customizados de diferentes marcas e propostas distintas. Porém, como proprietário de um Fusca customizado no estilo german look devo ressaltar que tenho uma “certa” preferência pelos modelos refrigerados a ar da Volkswagen. Hoje vou falar de Karmann-Ghia.
Como sabemos a história do Fusca começou na década de 30 quando Ferdinand Porsche foi incumbido por Adolf Hitler para criar um veículo barato, resistente e que pudesse rodar pelas recém-inauguradas Autobahns e levar os alemães para todos os lugares.
Tivemos a Segunda Guerra Mundial até 1945 e após o final do conflito o besouro voltou a ser produzido com força total. Mas nesse novo cenário de reconstrução da Europa, já nos anos 50, a Volkswagen queria algo mais charmoso para dissociar a imagem da marca somente de carro popular com o Fusca e carro de trabalho com a Kombi.
Nascia o novo modelo, feito em parceria com o estúdio Ghia e as carrocerias Karmann. No Brasil ele passou a ser produzido a partir de 1962 e logo ganhou as ruas e status de esportivo, para os padrões da época, porém com valor elevado. Algo realmente mais exclusivo.
O exemplar da matéria de hoje é de 1969. Mas de original ele traz apenas o nome na tampa do porta-malas. A customização seguindo o padrão da época caprichou no bom gosto e também utilizou acessórios comuns ao período.
O estilo german look pode ser visto no jogo de rodas Fuchs, originais da Porsche, de 6 polegadas na dianteira e 7 polegadas na traseira, calçadas com pneus de perfil baixo. Outro detalhe especial é o painel do Porsche 914, bem como a chave de partida do lado esquerdo.
A cereja do bolo é o escapamento todo em inox, que produz um ronco bastante singular. Guiar o clássico KG é uma volta no tempo com altas doses de diversão ao volante. O motor de 1,6 litro dá conta do recado e traz a nostalgia típica dos motores refrigerados a ar. Nas próximas semanas trarei dois ícones alemães da década de 90.
Categorias
Garagem do Bellote Ver tudo
O maior e mais antigo canal de carros clássicos do Brasil.
Renato Bellote, 42, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista dos portais IG e Carsughi. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.
Garagem do Bellote TV: paixão por carros!
Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)