Ir para conteúdo

Variant II: a evolução da espécie

A história da Volkswagen no Brasil tem vários capítulos dedicados à eficiência mais do que comprovada dos motores boxer refrigerados a ar. No início Fusca e Kombi eram os únicos representantes desse estilo, mas logo a família aumentou com mais opções para todos os gostos.

A Variant foi um deles. Inspirada pela similar alemã fez fama no mercado nacional e também comprovou suas qualidades. Já sua sucessora, lançada em 1978, inovou com evolução técnica e o estilo de station wagon vigente na época.

A maior qualidade da Variant II, porém, aparece quando afivelamos o cinto e saímos para as impressões ao volante.  A suspensão dianteira independente, do tipo McPherson, realmente é o grande diferencial do modelo e mostra que a Volkswagen tinha uma ótima opção para ser usada no Fusca. Mas não usou.

A dirigibilidade é mais direta e confortável e o acerto em conjunto com o tradicional e conhecido motor boxer de 1,6 litro é perfeito. Vale destacar que essa configuração já era usada pelo Super Beetle e 1303 há mais de uma década na Europa e Estados Unidos.

Nesse exemplar de 1981 o que se destaca também é a história de vida do proprietário. No vídeo falo mais sobre essa relação que começou na infância, com esse mesmo exemplar, e passou por momentos especiais até voltar às mãos do antigo dono, criança na época, há pouco mais de 15 anos.

Talvez essa seja uma das coisas que mais gosto ao falar e escrever sobre carros antigos. Uns mais e outros menos, mas cada um deles traz algo especial e único para sobreviver durante 20, 30 ou mais de 40 anos justamente para contar histórias de vida.

Em breve vamos conhecer mais um símbolo da VW com motores refrigerados a ar. O Karmann-Ghia, ícone dos anos 60 e 70, está customizado no melhor estilo da época, com detalhes e equipamentos Porsche no espírito german look. Nos vemos!

Garagem do Bellote Ver tudo

Renato Bellote, 41, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista do portal IG. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: