Ranger Splash foi unanimidade entre as picapes nos anos 90

O segmento das picapes médias surgiu no Brasil em meados da década de 90. Naquele tempo, vale lembrar, as caminhonetes grandes eram a referência em nosso mercado, com rivalidade especial entre Chevrolet e Ford pela atenção e preferência dos consumidores.
Mas tudo mudaria. O título da matéria dessa semana, sem dúvida, pode gerar aumento dos batimentos cardíacos. Isso porque há vinte anos a Ranger Splash era algo fora do comum e cheio de estilo em nossas ruas. Com cores diferentes e as opções de câmbio manual ou automático conquistou uma legião de admiradores.
Há pouco tempo falei aqui sobre a Chevrolet S10 SS, sua arqui-rival, e que também dividia as atenções e os olhares pela rua. De fato, o modelo agradava tanto pelo estilo, sobre o qual falei bastante no texto, como por alguns detalhes técnicos diferenciados.
A Ranger Splash era uma versão produzida nos Estados Unidos e que chegou ao Brasil somente via importação independente. Além das tonalidades da carroceria, algo ao qual me referi no parágrafo acima, trazia a caçamba step side, com as laterais abauladas, um detalhe único de estilo.
Mecanicamente, porém, não havia diferenças. A Ranger foi vendida por aqui com motorização de 4 cilindros e 2,3 litros, além da V6 com 3 litros. A Splash, apenas a V6. Nesse caso havia também a opção de transmissão automática, o que casava perfeitamente com o estilo norte-americano e trazia um ronco mais encorpado.
O exemplar da matéria traz, em minha opinião, a tonalidade mais fantástica do catálogo. O amarelo não só se destaca nas ruas – e durante a gravação não foi diferente – como também esbanja estilo e tem um quê de exclusividade. Imagine isso nos anos 90. Era de cair o queixo.
Uma das coisas mais legais desse segmento de picapes neo-colecionáveis é que já existe um grupo de aficionados que mantém as máquinas e realiza encontros para trocar ideias e preservar o estilo. E a valorização tem aumentado nos últimos anos. Nesse caso, com toda razão.
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Renato Bellote, 42, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista dos portais IG e Carsughi. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.
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