Ir para conteúdo

Brasília Dacon: ícone dos anos 70

A Brasília chegou ao mercado para substituir o Fusca. Mas logo a Volkswagen percebeu que ela não faria isso, porém teria um espaço próprio no mercado. E dessa forma vendeu quase 1 milhão de exemplares, mais precisamente por volta de 950 mil unidades até sua despedida.

A Dacon, por sua vez, é bastante conhecida pela vertente do automobilismo e também por produzir verdadeiros sonhos de consumo sobre rodas. Suas versões especiais se tornaram não apenas objetos de desejo como também representavam o que havia de melhor em termos de performance na época.

Paulo Goulart, fundador da Dacon, era um visionário. Logo percebeu com o conhecimento adquirido nas pistas pela lendária equipe de corrida poderia preparar algo especial e exclusivo para um público que podia – e queria – gastar em um carro exclusivo.

Dessa forma de lá saíram versões apimentadas do Fusca, Karmann-Ghia, que também podia receber mecânica Porsche, além do Passat, um novo modelo com motor refrigerado a água e que fazia sucesso no mercado.

As modificações iam desde a cor da carroceria até algo mecânico mais complexo. Nesse sentido vale salientar os sobre-aros, rodas de tala larga e opções cheias de estilo e personalidade. No motor carburadores duplos, com as tradicionais cornetas, além de cabeçotes rebaixados para envenenar as máquinas.

Uma característica dos modelos especiais era justamente a cor preta da carroceria, algo que as fábricas não faziam de série. Dessa forma a Brasília da matéria faz um tributo à versão Dacon de maneira bastante completa e bem montada, além de chamar atenção pela rua. Esse conjunto aliado ao tradicional prazer de dirigir completam o pacote de forma exemplar.

Em breve trarei aqui na coluna uma matéria bem interessante com outro modelo refrigerado a ar preparado no melhor estilo Dacon: um Fusca com motor de Porsche 356. E também um Karmann-Ghia. Fiquem ligados.

Garagem do Bellote Ver tudo

Renato Bellote, 41, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista do portal IG. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: