Toyota Carina mescla estilo JDM e mão inglesa

Durante as décadas de 70, 80 e 90 as station wagons fizeram parte do cotidiano das ruas. Quase toda família tinha uma delas na garagem. Se não fosse o carro principal era o carro da esposa ou vice-versa. Nas saídas de colégio as peruas também reinavam soberanas, com a diversão de voltar para casa no porta-malas.
Durante esse período vários modelos se destacaram: Belina, Caravan, Quantum, Scala e várias outras que fizeram muita gente guardar lembranças afetivas de viagens de férias, finais de semana ou mesmo na rotina do dia-a-dia.
Mas na matéria de hoje falo de algo ainda mais específico. O Toyota Carina nunca foi vendido oficialmente por aqui mas tem uma história bastante rica no Japão. Sua trajetória no mercado durou nada menos do que 31 anos. E um deles chegou por aqui.
Aliás, uma versão bastante singular. É uma station wagon, à diesel e com volante na direita, a chamada mão inglesa. Quer mais? Ela está customizada em um estilo bastante popular e apreciado entre os modelos japoneses: o JDM.
Muita gente tem curiosidade em saber como é dirigir um carro com volante do “lado errado”. É bem simples, vale salientar. Já tive a oportunidade de guiar Fusca e Mini nessa configuração. Logicamente se você for acelerar um deles na Inglaterra, Austrália ou Japão precisará de um pouco mais de tempo para adaptação, já que o sistema viário também é invertido.
Esteticamente a Carina se destaca pela linha de cintura reta e o estilo quadrado vigente nos anos 80. Outro detalhe curioso é o posicionamento dos retrovisores, bem à frente no capô, algo bastante comum nos seriados japoneses da época e que exigem uma pré-regulagem para efetivamente desempenharem sua função.
O motor diesel tem 1,8 litro e 70 cv. É algo para durar bastante e não necessariamente andar rápido. Aliás, nem precisa, já que a perua japonesa é garantia de muitos olhares e curiosidade pelas ruas. Na semana que vem trarei o projeto de um Gol com 340 cv que roda nos Estados Unidos.
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Renato Bellote, 41, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista do portal IG. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.
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