Ir para conteúdo

BMW M3 (E36): amarelo e furioso

O modelo da marca alemã já foi destaque aqui no blog algumas vezes. Testamos a geração E46, a E36 equipada com transmissão SMG e, finalmente, a E36 em sua versão manual. Outro detalhe é a cor amarela, perfeita para um esportivo que esbanja potência e agressividade de sobra.

A trajetória do M3 começou na década de 80 com o E30 (em breve por aqui também). Naquela época a empresa desenvolveu um modelo que se tornou um ícone de potência e estilo. A geração seguinte tinha a árdua missão de seguir a mesma linha. E fez isso com sucesso.
O exemplar da reportagem é um representante da versão alemã, que se diferencia da norte-americana – entre outras coisas – pelo corpo de borboletas independente e lanternas de vidro. Desse modo, ele tem 40 cv a mais e está – merecidamente – na lista dos carros de tirar o fôlego.
Vamos aos detalhes. Os bancos envolvem o motorista e painel foi desenhado de modo a deixar todos os equipamentos ao alcance da mão. Externamente as rodas de 17 polegadas, spoiler dianteiro e o pequeno aerofólio, além da cor, é claro, denunciam a versão. E essa era a idéia.
Girando a chave o motor de seis cilindros em linha, com 3,0 litros e 286 cv ronca forte. Dá gosto ouvir a máquina berrando nas acelerações. Aliás, esse é um de seus pontos fortes. A transmissão de seis velocidades tem engates curtos, a embreagem requer um pouco de prática e a cada troca ele cola o corpo no banco.
Assim, ele acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,4 segundos, números respeitáveis para um modelo com mais de uma década de estrada. Por essa e outras razões o M3 tem seu lugar de honra entre os esportivos que se tornaram lendas do asfalto.

BMW

E36 M3

286 cv

Garagem do Bellote Ver tudo

Renato Bellote, 41, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista do portal IG. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

3 comentários em “BMW M3 (E36): amarelo e furioso Deixe um comentário

  1. Essa M3 é show de bola. Estou me interessando cada vez mais por esse modelo. Me pergunto se as diferenças mecânicas entre a versão alemã e a americana se resumem ao corpo de borboletas de ambos.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: