Ir para conteúdo

Gol GTI: esportivo recebe orbital 17 e muito estilo

Gol

Quando chegou ao mercado, em 1989, o Gol GTI se tornou um sonho de consumo instantâneo. O preço, 30% mais caro do que o GTS, deixou o pequeno hatch ainda mais longe dos anseios da juventude.

GTI

Recaro

120 cv

Orbital 16

Esportividade

VÍDEO

O desempenho fazia jus ao preço. Na época alcançou notáveis 173 km/h, se tornando o carro mais rápido do Brasil. O teste da revista Quatro Rodas, em janeiro daquele ano, elogiava o consumo e também os freios a disco ventilados.
O editor Alberto Pecegueiro – quem lia a publicação no anos 80 vai se lembrar dele – se desmanchou em elogios ao esportivo. Ele salientou o fato do carro pegar na primeira tentativa com motor frio, além da atenção que a novidade despertava nas ruas. Falando nisso, alguém sabe por onde anda o jornalista?
Passados 22 anos eis que chega a minha vez de guiar um deles. O exemplar das fotos é 1993, dois anos após ter sofrido uma reestilização. O painel, mesmo do Fox que era exportado, traz os comando ao alcance das mãos, de ambos os lados. Os clássicos bancos Recaro com regulagem de altura fazem a diferença. É como voltar no tempo.
Pequeno e ágil. Equipado pelo motor de 2,0 litros e 120 cv brutos arranca rápido e possibilita retomadas satisfatórias. O mais interessante, porém, é o ronco do escapamento esportivo, que faz toda a diferença quando ele passa pela rua.
Aliás, vale salientar que a indústria brasileira desaprendeu a forma de fabricar esportivos. Na época o GTI trazia diferenciais como os faróis auxiliares, motorização exclusiva (no caso da linha Gol) e o sistema de escapamento que fez escola. Nada de mesmice, como acontece hoje em dia, salvo raras exceções.
O modelo pertence a Daniel Nápoles, proprietário de um GTS que já foi destaque no blog. Ele teve o jogo de rodas original de 14 polegadas substituído por um de 16 polegadas. Decisão acertada. Era o que faltava na época para deixá-lo perfeito.
O volante do GTI é duro, como foi salientado em várias reportagens antigas. Mas isso não tira seu brilho. O câmbio tem engates precisos, a posição de dirigir é boa, o volante de quatro botões – que foi febre nos anos 90 – tem ótima empunhadura e o ronco do motor está sempre presente.
A partir das próximas matérias teremos novidades interessantes e um pouco mais de interatividade nos vídeos. Fique ligado!

Garagem do Bellote Ver tudo

Renato Bellote, 41, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista do portal IG. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

17 comentários em “Gol GTI: esportivo recebe orbital 17 e muito estilo Deixe um comentário

  1. Lindo carro, mas estranhei de cara a medida das rodas , nas primeiras fotos.Na verdade, eu preferia o carro totalmente original. Os 112 cavalos líquidos (emissionado), na verdade não têm tanta energia de reserva para lidar com elas nas arrancadas… mas é apenas uma caduquice minha, o carro é lindo!173 a 176 na pista de Limeira de 1800m – post no meu blog sobre a pista – mas o carro conseguia quase 10km/h a mais do que isso em uma reta mais decente.Bom de guiar, esperto, retomadas fortes, aquele ronquinho especial…um carro memorável!abraçoMister Fórmula Finesse

    Curtir

  2. Olá Renato Bellote, gostei muito do blog conheci hoje.. adorei… muito bom conteúdo.Mas confesso que fiquei um pouco incomodado com uma coisa… os vídeos, são um pouco tremidos, acho que poderia ver se tem um filtro estabilizador na câmera, se não tiver, pode ainda aplicar um filtro nos vídeos depois de gravados usando este programa vReveal dá uma olhada nos exemplos de vídeos com filtros http://www.vreveal.com/video_demosacho que assim os vídeos ficariam melhor, mas mesmo assim é muito bom seu blog, gostei muito…

    Curtir

  3. Bellote, Parabéns pela matéria. Sou um apaixonado por esportivos da década de 90 e também possuo um exemplar da rara cor Amarelo Sunny, disponibilizada apenas em 1993 na linha GTI. É um carro ímpar, que você literalmente veste ele e guia de forma precisa e agressiva. Inclusive, o \”velinho\” se sair pelas ruas ainda causa furor no pessoal e trabalho para os novatos.Abs!

    Curtir

  4. Rapaz, tive um branco pérola 94, já com direção hidráulica.Como já disseram aqui, atualmente o motor não encanta pela potência mas o carro inteiro puxa pra esportividade, diferente dos atuais esportivos fakes, até mais potentes que ele.Acelerava num pulo, fazia curvas como pouco (mas nunca igualou o Passat Pointer), freava bem e era relativamente econômico. Aqueles enormes e deliciosos bancos Recaro acabavam com os lugares traseiros. Como muitos desses carros, o meu foi roubado num supemercado no Rio de Janeiro.Uma passagem interessante foi um teste que fiz com o meu irmão, eu com um Santana 2000 carburado e ele com o GTI, a uns 40km/h emparelhamos e retomamos em 4ª até os 100km/h… Pra surpresa dos dois o Santana levou por pouco!! Mas levou!

    Curtir

  5. caro ron gro cara se voçe não gosta do carro tudo bem mas falar que o gol gti não tem carisma no certo vc nunca teve um não me lembro de outro carro que fez tanto sucesso quanto o gol gti quadrado e faz até hoje possuo uma jóia dessas e já recusei oferta de 20mil.agora me fala qual carro 94 vc teria oferta de 20mil.e outro comentario que ouvi que o motor do gti não tem potencia amigo será que vc andou mesmo num gti. e vc que levou pau de um santana carburado.o problema não é o carro e sim a pecinha que está atras do volante.

    Curtir

  6. cara este carro e um verdadeiro show, quem nao gostar de gol gti nao e apaixonado por carro,eu tenho um vermelho esta precisando de uns retoques mas nada que tire o brilho deste mito por onde passa.o meu 92/93 estou sempre arrumando proposta mas ele nao tem preco se tivesse dinheiro sobrando compraria mais um amarelo.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: