Ir para conteúdo

[Test-drive] Audi Q5 e BMW Z4

Uma das coisas mais divertidas desse trabalho é conhecer automóveis diferentes, quer no sentido da tecnologia ou tendo a oportunidade de andar em clássicos que fizeram história e bólidos de última geração.

Há quatro meses o leitor pôde conferir a cobertura do evento realizado pela Revista Driver na Fazenda DIMEP. Pois bem. Nesse mesmo dia, conheci de perto duas máquinas de tirar o chapeú e pude acelerar um pouquinho pela pista.
Seguem minhas impressões.

Audi Q5 2.0 TFSI
A SUV familiar da marca tem um desempenho esportivo e excelente comportamento dinâmico. Particularmente admito que não era um grande fã desse tipo de carro até pouco tempo atrás. Não era, verbo no passado.
A posição de dirigir – regulável – permite que o motorista tenha uma ótima visão do todo. Este exemplar é equipado com o motor 2.0 turbo, com 1.984 cm³ de cilindrada e 214 cv brutos. Nada mal para um passeio até o supermercado. De preferência, um bem longe de casa.
Apesar do circuito ser um pouco travado, foi possível perceber que a aceleração é um de seus pontos fortes (0 a 100 km/h em 7,2 segundos, de acordo com a Audi). A tração Quattro, que completou recentemente 30 anos de bons serviços, deixa o carro no chão todo o tempo.
Destaque também para a transmissão S-Tronic de sete velocidades, com opção de trocas manuais na própria alavanca. Basta deslocá-la para a direita. Mas a idéia de deixá-la fazer todo o trabalho é bastante agradável.
Com espaço de sobra e muito conforto, é uma boa pedida para quem gosta de um veículo ágil e com todo o charme das argolas na frente do capô.
BMW Z4 sDrive35i
Agora a história é outra. A versão mais endiabrada do roadster alemão é pura adrenalina, com doses generosas de diversão a bordo. O cockpit é pequeno, veste o motorista que, por sua vez, fica em ótima posição de dirigir.
Agilidade. Essa é uma das qualidades principais do esportivo, que deixa claras suas más intenções após uma leve pressão do pé direito. O motor de seis cilindros em linha, biturbo, com 2.979 cm³ de cilindrada, despeja 306 cv brutos no asfalto a 5.800 rpm. Some isso ao torque gigantesco de 40 kgfm e terá muitoas horas de diversão pela frente. No meu caso, alguns minutos.
Saímos. O bólido é equipado com o sistema de trocas de marcha no volante, um pouco diferente de outros esportivos do gênero. As borboletas sobem as marchas dos dois lados. Para reduzir é só usar os polegares. Complicado? Não, mas exige adaptação.
O pequeno é arisco. E como. Bastava sair de uma curva, pisar fundo e sentir o corpo sendo pressionado contra o banco. Sensação deliciosa e viciante. Particularmente aprecio muito mais os números de aceleração e retomada do que a velocidade máxima de um veículo. É aí que fica claro o trabalho de acerto dos engenheiros.
Até a próxima!

Garagem do Bellote Ver tudo

Renato Bellote, 41, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista do portal IG. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

Um comentário em “[Test-drive] Audi Q5 e BMW Z4 Deixe um comentário

  1. Dois alemães, distintos, mas unidos em itens como conforto, tecnologia e dirigibilidade, embora que em um você se sinta mais \”High\” e no outro bem \”Low\”. Extremos de dois 'mundos' diferentes porém esportivos quer seja no Utilitário ou no Conversível.Parabéns Bellote pelo texto, pelo vídeo e pelos testes, e ficamos gratos por compartilhar um pouco disso conosco!abs.ALYSSON PRADO \”BALO\”.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: