Ir para conteúdo

[Test-drive] Audi Q5 e BMW Z4

Uma das coisas mais divertidas desse trabalho é conhecer automóveis diferentes, quer no sentido da tecnologia ou tendo a oportunidade de andar em clássicos que fizeram história e bólidos de última geração.

Há quatro meses o leitor pôde conferir a cobertura do evento realizado pela Revista Driver na Fazenda DIMEP. Pois bem. Nesse mesmo dia, conheci de perto duas máquinas de tirar o chapeú e pude acelerar um pouquinho pela pista.
Seguem minhas impressões.

Audi Q5 2.0 TFSI
A SUV familiar da marca tem um desempenho esportivo e excelente comportamento dinâmico. Particularmente admito que não era um grande fã desse tipo de carro até pouco tempo atrás. Não era, verbo no passado.
A posição de dirigir – regulável – permite que o motorista tenha uma ótima visão do todo. Este exemplar é equipado com o motor 2.0 turbo, com 1.984 cm³ de cilindrada e 214 cv brutos. Nada mal para um passeio até o supermercado. De preferência, um bem longe de casa.
Apesar do circuito ser um pouco travado, foi possível perceber que a aceleração é um de seus pontos fortes (0 a 100 km/h em 7,2 segundos, de acordo com a Audi). A tração Quattro, que completou recentemente 30 anos de bons serviços, deixa o carro no chão todo o tempo.
Destaque também para a transmissão S-Tronic de sete velocidades, com opção de trocas manuais na própria alavanca. Basta deslocá-la para a direita. Mas a idéia de deixá-la fazer todo o trabalho é bastante agradável.
Com espaço de sobra e muito conforto, é uma boa pedida para quem gosta de um veículo ágil e com todo o charme das argolas na frente do capô.
BMW Z4 sDrive35i
Agora a história é outra. A versão mais endiabrada do roadster alemão é pura adrenalina, com doses generosas de diversão a bordo. O cockpit é pequeno, veste o motorista que, por sua vez, fica em ótima posição de dirigir.
Agilidade. Essa é uma das qualidades principais do esportivo, que deixa claras suas más intenções após uma leve pressão do pé direito. O motor de seis cilindros em linha, biturbo, com 2.979 cm³ de cilindrada, despeja 306 cv brutos no asfalto a 5.800 rpm. Some isso ao torque gigantesco de 40 kgfm e terá muitoas horas de diversão pela frente. No meu caso, alguns minutos.
Saímos. O bólido é equipado com o sistema de trocas de marcha no volante, um pouco diferente de outros esportivos do gênero. As borboletas sobem as marchas dos dois lados. Para reduzir é só usar os polegares. Complicado? Não, mas exige adaptação.
O pequeno é arisco. E como. Bastava sair de uma curva, pisar fundo e sentir o corpo sendo pressionado contra o banco. Sensação deliciosa e viciante. Particularmente aprecio muito mais os números de aceleração e retomada do que a velocidade máxima de um veículo. É aí que fica claro o trabalho de acerto dos engenheiros.
Até a próxima!

Garagem do Bellote Ver tudo

Renato Bellote, 41, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista do portal IG. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

Um comentário em “[Test-drive] Audi Q5 e BMW Z4 Deixe um comentário

  1. Dois alemães, distintos, mas unidos em itens como conforto, tecnologia e dirigibilidade, embora que em um você se sinta mais \”High\” e no outro bem \”Low\”. Extremos de dois 'mundos' diferentes porém esportivos quer seja no Utilitário ou no Conversível.Parabéns Bellote pelo texto, pelo vídeo e pelos testes, e ficamos gratos por compartilhar um pouco disso conosco!abs.ALYSSON PRADO \”BALO\”.

    Curtir

Deixe uma resposta para Alysson Prado "Balo"Cancelar Resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: