Ir para conteúdo

Impala SS é sinônimo de conforto

Impala

“American way of life”. A idéia de viver com fartura, abundância e espaço tomou conta dos Estados Unidos na década de 50. Esse estilo influenciou – e muito – a indústria automobilística nos vinte anos seguintes. Gasolina barata e boas estradas foram atrativos para que os motoristas sedentos de asfalto saíssem descobrindo o país a bordo de máquinas enormes equipadas por grandes motores V8.

SS

Painel

1967

P&B

VÍDEO

O Impala foi um destes “carrões”, literalmente falando, que fez fama por lá e também se tornou um ícone por aqui. O clássico SS ano 1967 pertence ao médico José Reinaldo de Oliveira Abrahão e está na garagem da família desde zero-quilômetro. “Ele foi adquirido por meu pai, Sócrates Abrahão, diretamente da concessionária Tom`s, da Flórida”, revela. Aliás, o logotipo da loja está estampado na tampa traseira.

A originalidade é o ponto alto desse Chevrolet, que foi restaurado cuidadosamente pela Sulam. “Foi presente do Sr. Martim, o dono da empresa”, ressalta. O carro também é solicitado de vez em quando para conduzir alguma noiva até o altar. “Primos e amigos já me pediram esse favor”, conta com bom humor. “Nessa hora ele ganha de qualquer modelo novo da Mercedes ou BMW”, enfatiza.

TEST-DRIVE

Em um belo sábado de sol tive a oportunidade de dar uma volta no veterano Impala e entender o porquê de seu sucesso nessas quatro décadas. O interior esbanja espaço e o painel se apresenta à frente do motorista com sobriedade. Olhei pra baixo e pude confirmar o verdadeiro significado da expressão “pé na tábua”. Realmente o pedal do acelerador tem medidas generosas.

A alavanca de câmbio foi devidamente colocada na posição D e lá fomos nós flutuando pela rua. Uma leve pisada move as toneladas da carroceria com leveza e elegância. O SS tem apenas duas marchas, mas nem precisava de mais. O motor V8 ronrona e a paisagem vai se descortinando à nossa frente.

A direção hidráulica pode ser manejada com a ponta do dedo – como nos saudosos Galaxies – e a maciez da suspensão dispensa comentários adicionais. Seguimos na sala de estar com rodas até o ponto de partida. Que pena. O conforto desses carrões norte-americanos é algo singular.

Pra fechar o texto as palavras do dono. “O cuidado consiste apenas na limpeza, fica coberto com uma manta de microfibra e seu motor funciona semanalmente, sem falhas. Se precisar é só ligar que ele vai direto para o Paraguai, onde meu pai fazia as revisões nos bons tempos, em concessionária autorizada em Assunção”.

Realmente com toda essa comodidade era uma ótima idéia levá-lo o mais longe possível para trocar o óleo, não é mesmo? Hasta luego.

Garagem do Bellote Ver tudo

O maior e mais antigo canal de carros clássicos do Brasil.
Renato Bellote, 41, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista do portal IG. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

6 comentários em “Impala SS é sinônimo de conforto Deixe um comentário

  1. Nossa um diaa ainda tereei meu IMPALA 64 SS. Num importa quando mas terei !Esse carro independente do ano me fascina ! Concerteza o carro dos SONHO. Bellote parabéns pelo o blog , sou um grande admirador do seu trabalho jaáa acompanho o blog a maisde 2.

    Curtir

  2. Bellote pela sua descrição, de fato, parece até um sonho ter conduzido o Impala SS …um SONHO AMERICANO\” !(rs)Mais uma vez parabéns pelos cliques precisos dos pormenores desta máquina de sonho, além do Impala 'IN MOVIEmento\”. Mais um carrão nesta que sem sombra de dúvidas, é um das galerias autorais mais completas da rede.abs.ALYSSON PRADO \”BALO\”

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: