Ir para conteúdo

Fusca 1950

Fusca alemão

O Fusca 1950 da reportagem tem um estilo muito peculiar. Além de grandes diferenças na parte de dentro, ele também pode ser reconhecido pelas pequenas lanternas traseiras, “bananinhas” laterais e o vidro bipartido – chamado de split window – que lhe confere um charme todo especial.

Estilo

Velocímetro ao contrário

1950

Clássico

Split Window

VÍDEO

Vale a pena salientar que o pára-brisa deste modelo é ligeiramente menor do que o similar fabricado por aqui anos mais tarde. Outra particularidade importante é o fato desta ter sido a primeira versão comercializada no Brasil. Curiosamente, as primeiras unidades foram montadas por uma empresa chamada Brasmotor e não pela fabricante alemã.

Mais uma vez me encontrei com o administrador Julio Fachin, dono de um belíssimo Puma 71, e que desfila com orgulho a bordo do Volkswagen. Com tempo de sobra, em uma manhã cinzenta, onde o sol tímido estava querendo dar o ar da graça, ele foi me contando a longa história desse clássico.

O reconhecimento pelo árduo trabalho veio na exposição de Araxá, em 2004, onde o clássico recebeu um prêmio na categoria pós-guerra. Mas o principal é que o besouro conseguiu reunir duas gerações da família. Desse modo ficou provado que, além de contagioso, o vírus do antigomobilismo também está no DNA.

Garagem do Bellote Ver tudo

O maior e mais antigo canal de carros clássicos do Brasil.
Renato Bellote, 44, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista dos portais IG e Carsughi. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

5 comentários em “Fusca 1950 Deixe um comentário

  1. Putz cara! Reformei meu fusca 81 em uma oficina aqui em Joinville, e tem um rapaz com um desses la para restaurar!!! Sabe me dizer de onde é esse fusca!? Queremos ir atraz para fazer uma pesquisa de alguns componentes e acessórios para restauração…

    Curtir

  2. Parabéns aos Fachin (meu amigo (o Pai), o Ronaldo) eu tive pequena participação no fornecimento de PEÇAS para essa PRECIOSIDADE… parabéns, ficou maravilhoso. Agnaldo (O Sorveteiro)

    Curtir

Deixe um comentário