Ir para conteúdo

SANTANA EXECUTIVO FOI SÍMBOLO DE LUXO NO MERCADO NACIONAL

Atualmente o brasileiro com uma boa quantia de dinheiro no banco tem muitas opções de compra quando deseja trocar de carro. Desde a chegada dos importados, vale ressaltar, as possibilidades de escolha foram aumentando ano a ano, com grande variedade de modelos e versões diferentes.

Quem viveu na década de 80 sabe com perfeição o significado da palavra exclusividade. Naquele período, ainda com as importações fechadas, os modelos de fora vinham apenas através de consulados e embaixadas e a indústria nacional oferecia algo diferente e bem caro.

O Santana Executivo causou um verdadeiro frisson – uma boa palavra de época – no mercado. Ele transpirava exclusividade com algumas opções de cores, incluindo o vinho, além das rodas BBS, com escolha do miolo cinza ou dourado.

Externamente ainda trazia grade com desenho exclusivo e um discreto aerofólio com brake light integrado. Um luxo. Os bancos eram da Recaro e podiam ser revestidos em couro. O toque de requinte era dado pelo câmbio automático, naquela época nem tão desejado como hoje.

Sob o capô o confiável motor de 2 litros injetado e 120 cv. Era o mesmo propulsor do Gol GTi, praticamente recém-apresentado, e que se destacava com a primazia de ser o primeiro carro nacional com injeção eletrônica. O bom desempenho estava garantido

Falando nisso foi difícil encontrar um exemplar como esse da matéria. Demorei alguns anos para descobrir a raridade. Se fosse europeu certamente poderia ser chamado de youngtimer, sem sombra de dúvida.

Guiar o modelo com câmbio automático é uma experiência confortável. Como disse não era a opção mais procurada, mas a comodidade em um sedã médio deve ser valorizada e foi uma boa escolha do primeiro dono. Nas próximas semanas falarei de mais Volkswagen, dessa vez a bordo de versões esportivas que fizeram – e ainda fazem – muita gente sonhar. Até lá!

Garagem do Bellote Ver tudo

Renato Bellote, 41, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista do portal IG. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: