Ir para conteúdo

TEMPRA TURBO FOI MARCO DE TECNOLOGIA AUTOMOTIVA NO BRASIL

Na década de 90 a Fiat se destacou bastante no país com modelos que se tornaram sucessos de venda. É importante salientar também que foi a  responsável pela introdução de tecnologia nova no mercado automotivo.

Uma dessas tecnologias foi o turbocompressor, que é a base atual do conceito de downsizing. Naquela época a ideia era voltada unicamente para performance. E um modelo com turbo de fábrica, como víamos na Europa, era algo realmente interessante. E muito estimulante, claro.

O Tempra foi um dos sedãs médios mais bem-sucedidos dos anos 90. Ele fez história, teve uma participação muito grande no mercado e deixou lembranças como um produto de ponta da marca italiana. Além da Turbo, que tinha no Stile seu irmão com estilo comportado, se destacava também a versão 16 válvulas.

Com todas essas qualidades o sedã foi a escolha certa para receber uma dose extra, sem trocadilhos, de cavalos sob o capô. O estilo da carroceria de duas portas aliado às rodas de 15 polegadas com desenho exclusivo chamava a atenção de longe. A cereja no bolo estava no catálogo de cores. Apenas três: roxo, vermelho e preto.

O motor de 2 litros recebeu uma turbina Garrett T3 para desenvolver 165 cv. Já o torque de 26,5 kgfm chega os 3.000 giros. Atualmente vale lembrar que os modelos equipados cm turbocompressor entregam força, em média, a partir das 1.250 rpm. Mas é muito bom para a época, com ligeiro turbo lag.

O desempenho do Tempra turbinado surpreende. Realmente ele não parece um modelo com mais de vinte anos de estrada. As acelerações são vigorosas e os pneus parecem ignorar o asfalto nas saídas mais bruscas. Tudo isso acompanhado do som único da turbina trabalhando para apimentar o passeio.  

Além disso o interior traz acabamento caprichado com bancos revestidos em couro e instrumentação completa para o motorista, incluindo o manômetro do turbo. Por essa e outras razões o Tempra Turbo será um dos clássicos nacionais valorizados no futuro.

Categorias

Artigos

Tags

Garagem do Bellote Ver tudo

Renato Bellote, 41, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista do portal IG. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: