Ir para conteúdo

Fox VR6 biturbo: projeto tem 300 cv e tração traseira

O título da matéria deve ter causado estranheza à primeira vista em muitos leitores. Afinal, Fox e VR6 são duas coisas que não vemos juntas. Mas graças à iniciativa de apaixonado por carros temos projetos mais do que especiais como esse, que vão além da preparação convencional.

O motor VR6 é um grande conhecido de todo entusiasta Volkswagen. O ângulo mais fechado faz com que seja diferente de uma configuração V6 convencional. Além disso produz um ronco característico que enche os ouvidos em rotações mais elevadas.

O projeto desse Fox começou há vários anos. A inspiração, como fica claro, veio do icônico Renault Clio V6, que tem apenas um exemplar no Brasil. Aliás, vale ressaltar que uma das pautas internacionais que pretendo fazer é com outro mito francês: o Renault R5 Turbo, que segue a mesma configuração.

Voltando ao Fox o modelo passou inicialmente por uma mudança estética com a adoção de um body kit bastante chamativo e rodas de 17 polegadas. O ponto alto é que as peças foram bem projetadas para um encaixe perfeito, bem como entradas de ar para refrigeração da usina de força.

Para receber o VR6 colocado em posição entre-eixos, foi criada uma estrutura soldada ao carro. Com isso a rigidez torcional foi mantida e o equilíbrio também. O motor recebeu duas turbinas pequenas para garantir torque de sobra em todos os regimes de rotação. 

A proposta foi transformar o modelo VW em algo divertido de andar, porém não em um bólido de track day. Dessa forma a preparação chegou aos 300 cv com 45 kgfm de torque. São números facilmente alcançados com a receita, mas dentro da ideia original. Guiar o Fox musculoso é bastante divertido. O hatch acelera com disposição, mas sem esquecer o conforto. O conjunto, devo ressaltar, é muito bem acertado, tanto de suspensão, com amortecedores reguláveis, quanto de freios. E o ronco das turbinas…isso vocês conferem no vídeo. Até a semana que vem!

Garagem do Bellote Ver tudo

Renato Bellote, 41, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista do portal IG. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

Um comentário em “Fox VR6 biturbo: projeto tem 300 cv e tração traseira Deixe um comentário

  1. Já tinha visto esse projeto a anos atrás e achei interessante…fico imaginando se a VW tivesse lançado o Fox GTI VR6…mas infelizmente aqui tem 4 motivos básicos do quais explicam o não lançamento dessa versão: 1 – custo elevado de compra (talvez esbarrando no Golf GTI 1.8 20V da época) e de manutenção (por causa da suspensão e amortecedores especiais para carro de alto desempenho); 2 – pouca gente interessada (uma consequência do motivo anterior); 3 – seria bem baixo (e com as ruas e estradas que temos, com certeza o carro teria a suspensão cara desgastada precocemente) e 4 – não seria possível dirigir como um hot hatch deveria ser dirigido (por conta das limitações de velocidade circulação das vias, que chega no máximo a 120 km/h e infelizmente não temos a nossa Autobahn).

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: