Ir para conteúdo

Puma GTE: o mais bem-sucedido fora-de-série nacional

Já falei de Puma aqui na coluna. A marca brasileira se notabilizou com a produção de esportivos cheios de estilo e personalidade. Mais do que isso, conseguiu conquistar mercados estrangeiros, reconhecidamente exigentes, com algo diferente e totalmente nacional.

A Puma Veículos foi criada em uma fazenda na cidade de Matão. Rino Malzoni tinha posses mas também bom gosto para imaginar algo que fizesse a diferença. Inicialmente, vale ressaltar, os felinos motorizados fizeram sucesso nas pistas com motores de dois tempos da DKW.

O sucesso no automobilismo acabou gerando a necessidade de criar algo urbano. Muita gente queria acelerar o esportivo na rua. Dessa forma o modelo passou a ser comercializado de forma artesanal e foi se aprimorando com o passar dos anos.

O ano de 1967 marcou uma transição importante. O motor de dois tempos dava lugar a a uma estrutura mais moderna e também uma mecânica bem acertada para a época. O propulsor boxer com 1.500 cm³ de cilindrada logo provou ter sido uma escolha acertada.

Na década de 70 a marca já exportava para Europa e Estados Unidos. Naquele período o esportivo nacional passou a ser elogiado pelas revistas especializadas, tanto pelo design como também pelo conjunto mecânico, robusto e com variadas opções de preparação. 

O GTE da matéria esbanja energia. Aliás, vale ressaltar que a cor verde da carroceria é algo extremamente chamativo pela rua. Não há quem não vire pra dar uma olhadinha no ícone dos anos 70. Realmente devia fazer muita gente sonhar naquela época.

Guiar um Puma, o Puminha como era conhecido, é uma tarefa agradável. Não é um carro para pessoas muito altas, já que o cockpit é reduzido. E o acerto do chassi com a mecânica VW boxer é a receita da diversão. Em breve falaremos sobre seu irmão maior: o GTB. Até lá!

Garagem do Bellote Ver tudo

Renato Bellote, 41, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista do portal IG. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: