Ir para conteúdo

Passat GLS: versão rara roda com motor 1.8

O Passat foi um dos maiores sucessos da Volkswagen no mercado brasileiro. E no mundial também. Na verdade, ainda é. A versão atual traz tecnologia de sobra, motor turbo e um estilo sóbrio que vem conquistando o segmento dos sedãs premium. Essa história começou por aqui em meados da década de 70.

Naquela época a marca alemã era focada exclusivamente nos modelos refrigerados a ar. Nesse sentido sua publicidade toda era voltada para enaltecer as boas características técnicas dos aircooleds e criticar a fragilidade dos concorrentes.

Com a chegada do Passat a história mudou. A partir daquele momento a marca também tinha seu modelo refrigerado a água e isso pedia medidas urgentes, ou quase isso, para mostrar que ele também tinha pontos positivos apesar da configuração mecânica diferente.

Após um início turbulento a coisa deu certo. O Passat emplacou nas vendas e logo comprovou sua superioridade em relação aos concorrentes. Em 1976 a versão TS chegaria para se tornar objeto de desejo da molecada com faixas laterais e muito estilo.

O carro da matéria nessa semana é um GLS de 1983. Nesse ano o Passat passou por um facelift que realmente rejuvenesceu seu estilo, com novas versões e também mais opções para o consumidor. Vale ressaltar que somente nesse período a versão foi oferecida no mercado.

Mas é aí que temos algo a mais. O proprietário resolveu apimentar a receita com uma das fórmulas mais antigas do mundo automotivo: o swap. Para quem não entendeu a mensagem basicamente significa trocar o motor por outro mais potente. No caso o de 1,8 litro, comprado diretamente da concessionária. A dirigibilidade do Passat sempre foi elogiável. Nesse caso, com mais lenha para queimar, dá pra dizer que a combinação ficou excepcional. O carro ficou ágil e bem acertado nas curvas. Os freios redimensionados também dão conta do recado. E tudo isso com a aparência original do conjunto, com destaque para as rodas de 13 polegadas. Realmente um projeto de bom gosto.

Categorias

Artigos

Tags

Garagem do Bellote Ver tudo

Renato Bellote, 41, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista do portal IG. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: