Ir para conteúdo

Chevrolet S10 SS: estilo norte-americano que conquistou os brasileiros

Picapes. Um dos segmentos que mais cresceu e diversificou seus compradores, um ponto interessante, ao longo das últimas três décadas no Brasil. No início eram apenas veículos de trabalho, com pouca comodidade e, além disso, muitas vezes com uma condução mais onerosa. Mas a ideia evoluiu bastante.

Nos Estados Unidos o conceito de uma picape para lazer é bem antigo. Praticamente desde o início as marcas perceberam o potencial desse segmento bastante específico de mercado. Dessa forma surgiram séries especiais dotadas de maior conforto, mais itens de série e, claro, motores grandes.

Em breve aqui na coluna falarei sobre a Chevrolet C1500 454 SS, uma picape big block, como o nome sugere, e que se tornou o símbolo de uma época. Hoje conto a história da S10 SS, uma versão ao mesmo tempo interessante e também desconhecida dos brasileiros.

A primeira questão diz respeito ao nome. Não é uma SS10 mas sim uma S10 SS. Como sabemos os norte-americanos levam essa história de linhagem a sério. Mais do que isso uma sigla representa uma série de coisas e traz consigo a responsabilidade de produzir algo diferente.

O pacote da picape, visualmente quase idêntica à vendida por aqui, trazia suspensão mais baixa, amortecedores Koni, rodas de 15 polegadas e a injeção eletrônica CPI, que fazia o Vortec V6 de 4,3 litros entregar até 195 cv. Tudo isso com uma transmissão automática de 4 velocidades.

Foram produzidas pequenas quantidades da S10 SS na década de 90 e apenas em três cores exclusivas: vermelha, branca e preta. A dirigibilidade da picape é boa, especialmente se levarmos em conta o tamanho mais compacto daquele período. E é difícil encontrar uma inteira.

Nos últimos trinta anos vários modelos de picapes esportivas se destacaram. Como exemplo podemos citar a Syclone, F150 Lightning e Dodge Shelby. Em breve teremos a Ranger Splash, com visual diferente, mas sem cavalaria pesada, e a C1500 454 SS, essa pronta para rabiscar o asfalto com estilo de sobra.

Garagem do Bellote Ver tudo

Renato Bellote, 41, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista do portal IG. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: