Ir para conteúdo

Brasília Puma: uma rara combinação dos anos 70

Sucessora do Fusca ou apenas uma nova ideia da Volkswagen? A Brasília chegou ao mercado em 1973 e logo provou que tinha qualidades próprias e bastante personalidade. O seu lançamento foi bastante esperado na época, visto que também era algo desenvolvido totalmente por aqui.

O modelo trazia a premissa básica de outros carros da marca alemã: o motor boxer refrigerado a ar. Devemos lembrar que ainda não havia o Passat, que seria lançado no ano seguinte, e a linha toda fazia sucesso nessa configuração bastante eficiente.

O projeto ficou a cargo da equipe chefiada por Márcio Piancastelli e tinha como desafio criar algo que pudesse suceder o Fusca. Foi uma aposta ousada, sendo que o modelo foi produzido somente no Brasil e no México e exportado para alguns países.

O exemplar da matéria teve como ideia inicial um trabalho feito em 1974 pela concessionária carioca Lemos e Brentar. Na época eles prepararam cinco exemplares da Brasília, com detalhe especial para a parte dianteira e também o jogo de rodas, tendo como inspiração os Pumas.

Além disso cada uma delas recebeu um dos famosos kit Puma de preparação do motor. Na época a marca de foras-de-série se destacou pela variedade de opções para seus clientes. Dessa forma os propulsores recebiam um toque especial chegando até os 1.800 cm³ de cilindrada.

William Rotea, dono da Brasília, e apaixonado pela linha VW a ar de maneira geral já fez vários projetos e resolveu montar algo diferente. Sua Brasília bege-alabastro recebeu a customização de maneira bem feita, com destaque para o painel de Puma e as rodas cruz de malta.

Nesse caso foi adotado um kit Puma no motor de 1.600 cm³, com dupla carburação e o famoso escape Kadron. Dessa forma a Brasa é esperta e traz o ronco que agrada aos ouvidos. Tudo isso homenageando o maior fora-de-série já produzido por aqui.

Garagem do Bellote Ver tudo

Renato Bellote, 41, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista do portal IG. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: