Ir para conteúdo

Tocantins: como anda o modelo mais bem-sucedido da Gurgel

Tudo começou com um sonho. Assim como outros visionários João Conrado do Amaral Gurgel começou a pensar em criar seu próprio carro bem cedo. Um exemplo que vem à mente é de outro sonhador, Preston Tucker, que também imaginou algo à frente de seu tempo nos longínquos anos 40.

Uma história diz que na época de apresentação do trabalho de conclusão de Gurgel na faculdade, após dizer ao professor orientador que faria seu próprio carro, teria ouvido a seguinte resposta: “carro não se faz, se compra”. Mas ele seguiu em frente.

A história da Gurgel como uma fabricante de automóveis começou no final da década de 60. Os primeiros modelos seguiam uma ideia diferente, com destaque para a motorização boxer refrigerada a ar da Volkswagen, que equipou muitos foras-de-série na época, e que garantia confiabilidade mecânica aos projetos.

O X12, seu maior êxito, chegou às lojas em meados da década de 70. Trazia um estilo jovem, extremamente descolado para a época, com acabamento honesto e desempenho compatível com a proposta de agradar ao público jovem, sempre buscando novidades.

Seu sucessor foi o Tocantins, que trazia a mesma base mecânica e um facelift que atualizou o estilo em busca de novos consumidores, inclusive com destaque para o lado mais urbano. O interior manteve a ideia despojada mas com itens básicos de conforto bastante compatíveis com a concorrência.

Guiar o Tocantins é algo que agrada, especialmente se você curte a tocada dos boxer refrigerados a ar, o que é o meu caso. O ronco sossegado do valente motor de 1,6 litro e 50 cv vem acompanhado de torque suficiente para encarar subidas sem medo.

Como sabemos a história da marca terminou no início dos anos 90, motivado especialmente por dois fatores: a reabertura das importações e também o lançamento do BR 800, revolucionário no projeto, mas que também serviu para afundar de vez o sonho do visionário Gurgel.

Garagem do Bellote Ver tudo

Renato Bellote, 41, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista do portal IG. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: