Ir para conteúdo

WTF: uma viatura de Nova York nas ruas de São Paulo?

A imagem é cinematográfica e um chavão quando se fala em filmes de ação: a viatura azul e branca em alta velocidade cortando as ruas. Muita gente parou pra olhar a mesma coisa há algumas semanas, mas com uma pergunta no ar: o que esse carro faz aqui em São Paulo?

Eu já conhecia o pessoal da NYPD há algum tempo através do criador da empresa, o Eduardo Tai. Eles alugam viaturas para eventos e existe até mesmo uma fanpage no Facebook dedicada a essa paixão. Por lá temos modelos transformados e um legítimo Plymouth da década de 70 importado recentemente dos Estados Unidos.

Bastou o Taurus estacionar em nossa locação habitual para alguns curiosos aparecerem. Esse exemplar comprado original foi totalmente transformado – aos poucos – para se tornar um legítimo caçador de malfeitores. Em Nova Iorque alguns deles foram usados, mas para o departamento de trânsito, enquanto a fama de patrulheiros ficou a cargo do Caprice e Crown Victoria.

Inicialmente o modelo da Ford foi customizado como uma viatura descaracterizada, aquelas com as rodas de miolo preto e faroletes. Mas o Eduardo queria algo a mais. E o grafismo das nova-iorquinas é clássico e reconhecido a quadras de distância. O carro então foi pintado – não é adesivo – e recebeu detalhes personalizados. É aí que a pesquisa minuciosa deu resultado.

Uma das primeiras coisas foi o giroflex e todas as luzes de advertência e sinalização. É impressionante como os caras capricham no visual dos carros de polícia. O conjunto foi importado dos Estados Unidos, o mesmo usado pelas originais, assim como os estrobos e o sistema de sirene. Vale salientar a variedade de sons disponíveis e também a potência sonora, com uma saída bem na frente do pára-choque dianteiro.

Os carros de polícia nos Estados Unidos trazem o police package, um pacote de acessórios, incluindo elementos estruturais do veículo, que são diferenciais contra o crime. Nesse sentido temos radiador de maior vazão, freios e suspensão mais robusta, entre outras coisas, algo que nos faz lembrar que nossas viaturas – e de alguns outros países – são meros carros de passeio com sirene.

Mas voltando ao Taurus, a proposta foi deixá-lo o mais próximo possível da realidade. Até 1995 as viaturas eram caracterizadas nessa tonalidade de azul, que passou para branco no ano seguinte. Particularmente acho que perderam um pouco do charme. Aliás, o modelo da Ford pode ser visto em sua versão atual pelas ruas da cidade.

Pensando nisso o câmbio foi mudado do console original para a coluna de direção. Caso contrário não seria possível fazer como nos filmes, ou seja, colocar na posição P e deixar o carro voltar um pouco. Coisa de cinema. No banco de trás também temos um uniforme azul e quepe, ambos comprados por lá.

Mas a brincadeira de policial não estaria completa sem dar uma voltinha. E isso, bem como o comentário ao volante, estará presente em todos os nossos vídeos aqui no FlatOut. Uma diferença substancial para as matérias do tempo de Jalopnik.

Apesar da customização ele não traz o police package. Desse modo o motor V6 de 3 litros tem 140 cv e torque de 22,8 kgfm. Não é um V8, mas se saiu bem patrulhando as ruas durante a gravação. O mais interessante é observar a reação dos outros motoristas, algo que foi desde acenos de mão a fotos com celular.

Antes que alguém pergunte, não é permitido andar pelas ruas com o giroflex vermelho aqui no Brasil, exceto carros oficiais. Por essa razão ele cobre o conjunto com uma capa própria que veio junto com o kit. Abrimos apenas uma exceção para as filmagens. Quem gostou da brincadeira pode visitar o site da empresa e chamar uma delas. Mas sem discar 911.

Garagem do Bellote Ver tudo

Renato Bellote, 41, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista do portal IG. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: