Ir para conteúdo

Renault Fluence GT e Peugeot 405 T16: chamamos um veterano pra apimentar a briga francesa

Os franceses são conhecidos pelos vinhos e queijos. Mas eles também sabem fabricar belos esportivos. Esse é o caso do Renault Fluence GT, um sedã que atualmente é a única opção para quem procura algo mais apimentado e com transmissão manual por menos de R$ 90 mil. Passamos uma semana com ele, rodamos 800 km e o resultado o leitor conhece agora.

O desenho é conservador e se destaca das demais versões pelo jogo de rodas, extrator de ar e spoiler dianteiro. Mas o maior destaque desse sedã médio está sob o capô. O motor de 2 litros com turbo disponibiliza 180 cv e, a partir dos 2.200 rpm, já entrega também o torque máximo disponível.
Em outras palavras, mais força, desempenho e economia de combustível. A transmissão de seis velocidades é bem escalonada, com engates precisos e curtos. Durante as recuperações em estrada o resultado também foi satisfatório, como números extremamente baixos de consumo de combustível.
Mas quando o assunto é pisar fundo, a receita francesa também ajuda e proporciona acelerações e retomadas bem espertas. Isso é fruto da engenharia, que utiliza uma turbina pulsativa, com torque de sobra em baixas rotações.
E para mostrar como isso funciona na prática convidamos um outro francês endiabrado: o Peugeot 405 T16. Esse exemplar já é um velho conhecido dos leitores, o único no Brasil e foi um presente da Jordan a Rubens Barrichello. No vídeo mostramos como a tecnologia dos turbinados de fábrica evoluiu em quase duas décadas.
É isso aí. Aumente o som e curta a matéria em vídeo, além da galeria exclusiva de fotos.
FICHA TÉCNICA – RENAULT FLUENCE GT
Motorização
2 litros, 16 válvulas, turbo
Potência: 180 cv
Torque: 30,6 kgfm
Transmissão: manual (6 marchas)
Desempenho (dados de fábrica)
0 a 100 km/h: 8 s
Vel. máxima: 220 km/h
FICHA TÉCNICA – PEUGEOT 405 T16
Motorização
2 litros, 16 válvulas, turbo
Potência: 200 cv (220 cv com booster)
Torque: 32,4 kgfm
Transmissão: manual (5 marchas)
Desempenho
0 a 100 km/h: 6,5 s
Vel. máxima: 230 km/h

Renault Fluence GT vs Peugeot 405 T16 Renault Fluence GT vs Peugeot 405 T16 Renault Fluence GT vs Peugeot 405 T16 Renault Fluence GT vs Peugeot 405 T16 Renault Fluence GT vs Peugeot 405 T16 Renault Fluence GT vs Peugeot 405 T16 Renault Fluence GT vs Peugeot 405 T16

RENAULT FLUENCE GT

Renault Fluence GT Renault Fluence GT Renault Fluence GT Turbo - 180 cv Renault Fluence GT Renault Fluence GT

PEUGEOT 405 T16

Peugeot 405 T16 Sem título 225 cv Sem título Sem título

Garagem do Bellote Ver tudo

Renato Bellote, 41, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista do portal IG. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

Um comentário em “Renault Fluence GT e Peugeot 405 T16: chamamos um veterano pra apimentar a briga francesa Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: