Renault Fluence GT e Peugeot 405 T16: chamamos um veterano pra apimentar a briga francesa
Os franceses são conhecidos pelos vinhos e queijos. Mas eles também sabem fabricar belos esportivos. Esse é o caso do Renault Fluence GT, um sedã que atualmente é a única opção para quem procura algo mais apimentado e com transmissão manual por menos de R$ 90 mil. Passamos uma semana com ele, rodamos 800 km e o resultado o leitor conhece agora.
O desenho é conservador e se destaca das demais versões pelo jogo de rodas, extrator de ar e spoiler dianteiro. Mas o maior destaque desse sedã médio está sob o capô. O motor de 2 litros com turbo disponibiliza 180 cv e, a partir dos 2.200 rpm, já entrega também o torque máximo disponível.
Em outras palavras, mais força, desempenho e economia de combustível. A transmissão de seis velocidades é bem escalonada, com engates precisos e curtos. Durante as recuperações em estrada o resultado também foi satisfatório, como números extremamente baixos de consumo de combustível.
Mas quando o assunto é pisar fundo, a receita francesa também ajuda e proporciona acelerações e retomadas bem espertas. Isso é fruto da engenharia, que utiliza uma turbina pulsativa, com torque de sobra em baixas rotações.
E para mostrar como isso funciona na prática convidamos um outro francês endiabrado: o Peugeot 405 T16. Esse exemplar já é um velho conhecido dos leitores, o único no Brasil e foi um presente da Jordan a Rubens Barrichello. No vídeo mostramos como a tecnologia dos turbinados de fábrica evoluiu em quase duas décadas.
É isso aí. Aumente o som e curta a matéria em vídeo, além da galeria exclusiva de fotos.
FICHA TÉCNICA – RENAULT FLUENCE GT
Motorização
2 litros, 16 válvulas, turbo
Potência: 180 cv
Torque: 30,6 kgfm
Transmissão: manual (6 marchas)
Desempenho (dados de fábrica)
0 a 100 km/h: 8 s
Vel. máxima: 220 km/h
FICHA TÉCNICA – PEUGEOT 405 T16
Motorização
2 litros, 16 válvulas, turbo
Potência: 200 cv (220 cv com booster)
Torque: 32,4 kgfm
Transmissão: manual (5 marchas)
Desempenho
0 a 100 km/h: 6,5 s
Vel. máxima: 230 km/h
RENAULT FLUENCE GT
PEUGEOT 405 T16
Categorias
Garagem do Bellote Ver tudo
Renato Bellote, 41, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista do portal IG. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.
Garagem do Bellote TV: paixão por carros!
Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)
devia ter comparado com o marea turbo que os dois tem a mesma faicha de potencia
CurtirCurtir