BMW 2002 Targa
Carisma e esportividade. Com essas características singelas o simpático modelo da BMW conquistou milhares de aficionados mundo afora. Além disso, seu estilo peculiar e dirigibilidade excepcional transformaram-no em um clássico reverenciado por puristas e amantes da arte de dirigir.
VÍDEO
A saga do cupê começou em 1968, dois anos após a celebração dos 50 anos da empresa. Agradou o público logo de cara, além da imprensa automotiva, que não poupou elogios ao desempenho da máquina. Muitos acreditam que o 2002 colocou definitivamente a BMW no mapa.
Mas peço que o leitor preste muita atenção nas fotos. O exemplar em destaque é raríssimo no mundo todo e geralmente só é visto em grandes feiras e encontros. O targa, feito pela fábrica da Baur carrocerias, em Stuttgart, se tornou um ícone de estilo e elegância. Andar em um deles é, na verdade, um grande privilégio.
Me encontrei com o dono da relíquia em uma manhã ensolarada de sábado. Com a capota abaixada – de um modo singular – percorremos as ruas de São Paulo em direção ao local das fotos. No caminho ele me contou que o clássico chegou às suas mãos há seis anos e foi cuidadosamente restaurado ao longo de dois anos.
Um dos destaques está no painel e chama a atenção. É o rádio original Blaupunkt. “Ele foi feito especialmente para o modelo”, salienta. Fora isso, impressiona a riqueza de detalhes e a suavidade na tocada, como já foi citado no começo do texto.
Um selo no pára-brisa despertou minha curiosidade. O “I Raid ao Cone Sul” foi percorrido pelo veterano sem apresentar um único defeito. “Só troquei a bomba de gasolina no Chile”, conta. A prova consistia em atravessar Argentina, Chile e Uruguai e comprovou a resistência do conjunto.
Falando nisso, superar desafios é o forte desta máquina de 37 anos. No painel algumas plaquinhas atestam seu espírito de aventura. “Com ele fiz um raid de Porto Alegre a Bariloche, incluindo retorno, e também participamos de um rali em Punta del Este”, enfatiza o orgulhoso proprietário.
Realmente a máxima de que carro antigo só combina com museu caiu por terra neste caso. Mais uma vez ficou comprovado que com cuidado, manutenção e gasolina nas veias os “velhinhos” encaram muitos quilômetros pela frente e registram uma enorme quilometragem de lembranças e alegrias pelo caminho.
Categorias
Garagem do Bellote Ver tudo
O maior e mais antigo canal de carros clássicos do Brasil.
Renato Bellote, 46, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista dos portais Supertopmotor, Autoo e Carsughi. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.
Garagem do Bellote TV: paixão por carros!
Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)







Lindo exemplar ! muito charmoso esse BMW !abraçosFernando Gennaro
CurtirCurtir
Incrível como o Bellote consegue esses encontros inulsitados com verdadeiras máquinas quer seja pelo estilo ou pelo pisar fundo no acelerador dessas belezas americanas, alemãs, inglesas, italianas ou brasileiras, o encontro com essa 2002 deve ser sido \”UMA ODISSÉIA NO ASFALTO\”.abs. e parabéns por mais este clique bávaro.
CurtirCurtir
Gostei desse bmw não… mas as fotos estão show como sempre!
CurtirCurtir
Carro em museu??? Só se for pra pagar IPTU! Carro nasceu para rodar, locomover seus ocupantes e bagagem. Se for pra ficar parado, melhor arrancar-lhe as rodas!Belíssima BMW! Realmente um raro modelo muito bem conservado e atuante naquilo que mais lhe apetece: Engolir estradas.Deve ser um tesão percorrer a América do Sul a bordo de uma dessas.[]'s
CurtirCurtir
Carro lindo, na minha cor preferida e fotos de ótima qualidade. Só me resta babar.
CurtirCurtir
belo carro, belas fotos, belo post…
CurtirCurtir
Um dos mais belos quadradinhos que eu já vi.
CurtirCurtir
tenho uma semelhante, breve estará nas ruas. Pretendo vende-la.
CurtirCurtir