Ir para conteúdo

BMW 2002 Targa

BMW 2002

Carisma e esportividade. Com essas características singelas o simpático modelo da BMW conquistou milhares de aficionados mundo afora. Além disso, seu estilo peculiar e dirigibilidade excepcional transformaram-no em um clássico reverenciado por puristas e amantes da arte de dirigir.

Targa

Cockpit

Coração

Estilo

Classe

Estradeiro

VÍDEO

A saga do cupê começou em 1968, dois anos após a celebração dos 50 anos da empresa. Agradou o público logo de cara, além da imprensa automotiva, que não poupou elogios ao desempenho da máquina. Muitos acreditam que o 2002 colocou definitivamente a BMW no mapa.

Mas peço que o leitor preste muita atenção nas fotos. O exemplar em destaque é raríssimo no mundo todo e geralmente só é visto em grandes feiras e encontros. O targa, feito pela fábrica da Baur carrocerias, em Stuttgart, se tornou um ícone de estilo e elegância. Andar em um deles é, na verdade, um grande privilégio.

Me encontrei com o dono da relíquia em uma manhã ensolarada de sábado. Com a capota abaixada – de um modo singular – percorremos as ruas de São Paulo em direção ao local das fotos. No caminho ele me contou que o clássico chegou às suas mãos há seis anos e foi cuidadosamente restaurado ao longo de dois anos.

Um dos destaques está no painel e chama a atenção. É o rádio original Blaupunkt. “Ele foi feito especialmente para o modelo”, salienta. Fora isso, impressiona a riqueza de detalhes e a suavidade na tocada, como já foi citado no começo do texto.

Um selo no pára-brisa despertou minha curiosidade. O “I Raid ao Cone Sul” foi percorrido pelo veterano sem apresentar um único defeito. “Só troquei a bomba de gasolina no Chile”, conta. A prova consistia em atravessar Argentina, Chile e Uruguai e comprovou a resistência do conjunto.

Falando nisso, superar desafios é o forte desta máquina de 37 anos. No painel algumas plaquinhas atestam seu espírito de aventura. “Com ele fiz um raid de Porto Alegre a Bariloche, incluindo retorno, e também participamos de um rali em Punta del Este”, enfatiza o orgulhoso proprietário.

Realmente a máxima de que carro antigo só combina com museu caiu por terra neste caso. Mais uma vez ficou comprovado que com cuidado, manutenção e gasolina nas veias os “velhinhos” encaram muitos quilômetros pela frente e registram uma enorme quilometragem de lembranças e alegrias pelo caminho.

Garagem do Bellote Ver tudo

Renato Bellote, 41, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista do portal IG. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

7 comentários em “BMW 2002 Targa Deixe um comentário

  1. Incrível como o Bellote consegue esses encontros inulsitados com verdadeiras máquinas quer seja pelo estilo ou pelo pisar fundo no acelerador dessas belezas americanas, alemãs, inglesas, italianas ou brasileiras, o encontro com essa 2002 deve ser sido \”UMA ODISSÉIA NO ASFALTO\”.abs. e parabéns por mais este clique bávaro.

    Curtir

  2. Carro em museu??? Só se for pra pagar IPTU! Carro nasceu para rodar, locomover seus ocupantes e bagagem. Se for pra ficar parado, melhor arrancar-lhe as rodas!Belíssima BMW! Realmente um raro modelo muito bem conservado e atuante naquilo que mais lhe apetece: Engolir estradas.Deve ser um tesão percorrer a América do Sul a bordo de uma dessas.[]'s

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: