Ir para conteúdo

Simca Chambord Tufão: francês com passaporte americano

Simca Chambord

“Um dia me pai chegou em casa, nos idos de 63, e da porta ele gritou orgulhoso, agora chegou a nossa vez. Eu vou ser o maior, comprei um Simca Chambord”. A letra da banda Camisa de Vênus se tornou um hit no início dos anos 80, exaltando as qualidades do modelo.

CONFIRA TODOS OS DETALHES NO VÍDEO ABAIXO

O Simca foi lançado no Brasil em 1959. No ano seguinte o índice de nacionalização chegava a 90% e o charmoso sedã se tornou um objeto de desejo. O seu maior rival era o Aero Willys, que tinha um estilo mais pesado e menos elegante do que o charmoso francês.
Inicialmente equipado por um motor V8 de apenas 84 cv foi ganhando mais potência com o passar dos anos até chegar ao lendário Emi-Sul. Mesmo assim o Chambord fez bonito nas pistas de corrida, faturando provas importantes, tanto nas pistas de corrida quanto em subidas de montanha.

Tufão

Clássico

V8

Rabo-de-peixe

O exemplar dessa matéria é um Tufão 1965 e foi premiado na última edição do Encontro Paulista, em Águas de Lindóia. O clássico pertence ao médico João Reinaldo de Oliveira Abrahão, que conhece sua história e seus detalhes. A cor azul, com saia e blusa, nos transporta para um momento único na história.
O motor V8, de 2,5 litros, tem 100 cv. Porém, o ronco clássico é algo singular e dá a impressão que a cavalaria debaixo do capô é muito maior. De qualquer modo o som das duas saídas de escapamento chega a ser hipnotizante, especialmente subindo a ladeira no vídeo.

A letra da canção citada no começo do texto dá uma idéia exata do carro. O espaço traseiro e o conforto dos bancos merecem especial atenção. Nas próximas semanas teremos clássicos alemães e modernos muscles cars que voltaram às ruas. Fique ligado.

Garagem do Bellote Ver tudo

Renato Bellote, 41, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista do portal IG. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

9 comentários em “Simca Chambord Tufão: francês com passaporte americano Deixe um comentário

  1. Exemplar impecável, ronco realmente apaixonante, parabéns ao proprietário. Bellote, as imagens estão ótimas, o unico probleminha ficou no audio enquanto voce dirigia, não deu pra entender o que voce dizia. Grande abraço!

    Curtir

  2. Parabens pelo Blog e pelo canal do youtube, conheci seu trabalho atraves do noticiasautomotivas.com. Continue sempre com esta sorte de degustar estas maquinas maravilhosas e dividindo com os mortais que aqui aportam! AbraçoJackson SantosMuscle cars lover and chip foose fanPorto Alegre/BRA

    Curtir

  3. Simca Chambord V8 Tufão, que beleza!Conto aqui uma história real e curiosa:Em mil novecentos e sessenta e tantos (ou poucos), meu pai comprou um Simca novinho em folha.Eu devia ter uns dez anos, se tanto, e passeando na novidade pela primeira vez, notei umas sujeirinhas no forro da porta, e disse ao meu pai: -Esse carro não é novo, não!Meu pai, então, olhou bem e foi até a loja verificar minha \”denúncia\”. O fato é que eu estava certo, o carro havia sido emprestado e um diplomata francês, com o velocímetro desligado.Diante da confissão do vendedor, meu pai exigiu, e levou, outro Simca, este sim, zero km!Me recordo que havia outra designação de alguns modelos de Simca, como Hemi-Sul, além dos envenenados Simca Rally e Esplanada.Muito bom, bem que eu gostaria de dar uma volta nesse Simca azul, lindíssimo.Abraços.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: