Ir para conteúdo

Puma GTB S1

Puma GTB

Desde o dia em que nascemos somos confrontados sobre a necessidade de escolher algo. Profissão, destino, caminhos a seguir. Sempre existem dois lados em todas as situações. Ganhar ou perder, direita ou esquerda, certo ou errado. E essa foi a idéia do ensaio desta semana, que buscou evidenciar luz e sombra. O escolhido para essa metáfora foi um grande modelo nacional: o Puma GTB.

S1

Cockpit

4.1 litros

Felino

Detalhe

1978

VÍDEO

A ciência já comprovou que o cérebro também tem dois lados, um dedicado à emoção e outro à razão. Acredito que o leitor vai utilizar somente o lado emotivo para apreciar as imagens e conferir o vídeo – imperdível – dessa fera em ação. O GTB – de Gran Turismo Brasileiro – tem um estilo único e bastante peculiar. A luz evidenciou suas linhas jovens e perfil esportivo típico dos anos 70, com a traseira alta e belas rodas de 14 polegadas.

Mas existe também o lado escuro, mais agressivo, quando o felino mostra as garras e parte em busca de sua presa. O “rugido” da fera ano 1978 vem do famoso motor Chevrolet, com 4,1 litros e 171 cv brutos. Some-se a isso o escape dimensionado e terá uma idéia do ronco crescendo nas ruas. O logotipo na traseira não deixa dúvidas: o Puma precisa esticar os músculos.

Andando pelas ruas em um sábado de manhã é fácil notar que após trinta e um anos seu estilo não passa despercebido. E continua atual, de certa forma. Os antigos, aliás, têm essa característica. Já disse aqui no blog que a receptividade das pessoas em relação a essas máquinas do tempo é sempre simpática. E essa primeira geração do GTB se tornou extremamente rara de ser vista original e esbanjando vitalidade.

Sem trocadilhos, é possível afirmar que ele é um modelo quase extinto e que só sai da toca para passeios ocasionais. Mas segue um aviso: seu temperamento se torna áspero em questão de segundos e isso pode provocar altas doses de adrenalina. Mas não há o que temer. O GTB – certamente – agrada aos dois lados do cérebro.

Agora reveja as fotos com a luz apagada e repare como a idéia inicial do ensaio ganha uma nova dimensão.

Avatar de Garagem do Bellote

Garagem do Bellote Ver tudo

O maior e mais antigo canal de carros clássicos do Brasil.
Renato Bellote, 46, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista dos portais Supertopmotor, Autoo e Carsughi. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

12 comentários em “Puma GTB S1 Deixe um comentário

  1. Caro Bellote,Parabéns pelo ensaio.Gostaria, porém, de fazer uma observação: esta versão de Puma recebia a denominação de GTB, e não de GTB S1. A evolução deste modelo, sim, recebeu o complemento, sendo denominada de GTB S2.Cordial abraço,Renato Chedid

    Curtir

  2. E RALMENTE UM BELO EXEMPLAR DO GTB-S1, PENA QUE A PUMA E SUAS SUCESSORAS NÃO CONSEGUIRAM SOBREVIVER, QUEM SABE HOJE EXERTIRIAN ESPORTIVOS DE VERDADE NACIONAIS, NÃO ESTES PSEUDOS ESPORTIVOS QUE TEMOS QUE ENGOLIR!

    Curtir

Deixar mensagem para AnônimoCancelar Resposta