Ir para conteúdo

Yamaha RD 350

Yamaha RD 350

O destaque dessa semana recebeu um apelido – no mínimo – inusitado: a “viúva negra”. Com baixo peso e uma cilindrada considerável exigia atenção redobrada e perícia do piloto, o que muitas vezes não acontecia. Isso por que ocorria uma explosão de potência a partir da faixa das 5000 rpm.

1974

Dois tempos

350

Detalhe

Freio

VÍDEO

Aliás, a viúva negra é uma espécie de aranha encontrada em todo o continente americano. Pequena e com uma mancha vermelha, coincidentemente também se assemelha com a motocicleta no quesito tamanho. Seu veneno é forte e ela mata o parceiro após a cópula. Outro ponto em comum com a RD, já que esta última também podia ser mortal após breves momentos de pura adrenalina. As comparações, prezado leitor, acabam por aqui.

O modelo chegou ao mercado em 1973, com clara inspiração nas pistas e DNA de corrida. Equipada com um motor de dois cilindros, dois tempos, 347 cm³ de cilindrada e 39 cv brutos logo recebeu ótimos elogios da imprensa especializada. E algumas ressalvas também, em especial no que foi dito no primeiro parágrafo sobre a potência. Ela também traz o Torque Induction, um sistema que libera a “fúria” do motor em diferentes regimes de funcionamento.

Mas a maior característica dessa clássica japonesa é justamente o ronco emitido pelos escapamentos. O som agudo é marcante e a subida de giro inesquecível para quem ouve, assim como a cortina de fumaça deixada pelo motor de dois tempos. A RD avisava de longe quando estava chegando.

O exemplar das fotos foi destaque do programa Auto Esporte no mês de julho e está com o mesmo proprietário há muitos anos e em excepcional estado de conservação. Isso comprova que cuidado e habilidade na pilotagem conseguem domar a temida “viúva negra”.

Garagem do Bellote Ver tudo

Renato Bellote, 41, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista do portal IG. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

8 comentários em “Yamaha RD 350 Deixe um comentário

  1. Bela máquina.Essa foi recentemente importada dos EUA? Velocimetro em milhas… tem muitas dessas lá no norte do país, pois é frio a maior parte do ano e as motos passam mais tempo na garagem do que andando.Tive uma dessas em 1982, que eu reformei e acabei vendendo depois.Uma dessas vai ser meu próximo projeto de restauração.Parabéns ao proprietário. Esse ronco é inconfundível e traz boas lembrancas.Abraços,Marcio Valente

    Curtir

  2. Prezado Bellote… que beleza rever uma RD 350 no teu blogger. Voce me fez reviver uma época de ouro da Yamaha e reviver aqueles tempos dos anos 70 quando fui revendedor dessas motos aqui na minha cidade e tive o privilégio de trazer a primeira para cá.Era bem igual é essa. Maquina de desempenho sem concorrente, fez um sucesso tremendo na época e ainda hoje tenho uma delas na minha coleção.. Obrigado pela alegria de rever uma preciosidade dessas.Abração.Alberto Rech.

    Curtir

  3. Caro BelloteEsta é a verdadeira Viuva Negra, a RD350 nacional 1986 com potência de 45CV a 8500 rpm, monoamortecimento central e refrigeração líquida.Foi apelidada no Brasil na época de Viuva Negra, pois parar uma moto 2 tempos como essa( não tinha freio motor como as 4 tempos que andavamos na época), leve e com toda cavalaria empurrando era dificil, pois ela travava os freios e deixava uma longa marca de pneus no asfalto.Para os novatos era tombo na certa.http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e8/YamahaRD350LC.jpgAgora essa da foto, linda moto, alguns amigos tiveram dessa era muito deliciosa para pilotar, com otima estabilidade e respostas rapidas nas retomadas.AbraçoZanine

    Curtir

  4. Ai que linda esta vc pode chamar e de joia. ; Corri com uma en interlagos. en 1975 e venci de 42 homens .eu unica mulherE hoje pra lembrar os tempos de corridas claro tenho uma RD r 350 1988 feita no brasil. gdo saio com a carenagem completa.Nosso apelido e SOBREVIVENTES.WWW.MOTOSCLASSICAS70.COM'''''''''''HALL DOS FAMOSOS.TUCA :).

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: