Ir para conteúdo

Mercedes-Benz 280 C/CE (ensaio triplo)

Mercedes-Benz

Um é pouco. Dois é bom. Três é melhor ainda. Contrariando o ditado popular, muitas coisas podem se tornar interessantes em maior número. Esse foi o caso do ensaio dessa semana, que traz como destaque um trio raro de ser visto nas ruas e até mesmo nos encontros de carros antigos Brasil afora: os charmosos cupês 280 C e CE.

280

C e CE

Trio

Estilo

1983, 1978 e 1978

Reflexo

Perfil

VÍDEO

Antes de mais nada, alguns números. Vale lembrar que a importação foi proibida por quase dez anos desde meados da década de 70. Recebi uma consulta feita no próprio arquivo da Mercedes-Benz do Brasil e soube que no período de 1977 a 1984 chegaram ao país – principalmente através das representações diplomáticas – 24 unidades da versão C (a prateada nas fotos). Sobre as versões CE o número é ainda menor: apenas 20, sendo 15 delas equipada com câmbio automático. Portanto, estamos frente a frente com peças raríssimas.

Mas vamos aos detalhes. Convido o leitor a observar atentamente cada carro, acomodar-se no banco e ouvir o ronco silencioso característico da marca. O primeiro destaque vai para a preta ano 1983. Esse carro tem freios ABS, rádio Becker (com a clássica antena Hirschmann) e os lavadores de faróis. Some-se a isso 185 cv brutos e terá uma bela combinação de estilo e elegância.

A outra 280 CE 1978 se destaca pela cor marrom, inclusive do estofamento, em excepcional estado de conservação. O diferencial desse carro, segundo me contou o proprietário, é que ele foi apreendido pela Receita Federal e ficou parado por muitos anos até que fosse arrematado em um leilão. Há dois anos o colecionador adquiriu-o desse segundo dono. O cupê teve apenas que ser repintado para voltar à antiga forma.

Para fechar o trio a igualmente clássica 280 C prateada ano 1978. Este exemplar é o único equipado com carburador e tem 165 cv brutos. O exemplar foi adquirido há aproximadamente três anos e precisou apenas de pequenos serviços gerais, como a tapeçaria. Desse modo esbanja esportividade com um toque de sofisticação.

Confesso que a idéia de juntar dois ou três carros e o resultado final disso me agrada sobremaneira, além de abrir uma nova perspectiva fotográfica e de registro histórico. Aguardem novidades para breve, em dose dupla ou tripla.

Garagem do Bellote Ver tudo

O maior e mais antigo canal de carros clássicos do Brasil.
Renato Bellote, 44, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista dos portais IG e Carsughi. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

9 comentários em “Mercedes-Benz 280 C/CE (ensaio triplo) Deixe um comentário

  1. Parabéns pelas belas fotos…sou apaixonado por esses modelos de mercedes…ainda terei uma de coleção…com certeza…atualmente tenho um voyage novo…já tive opalão 6cc…omega…mas ainda chego nas merçasValeu!!!Abraço

    Curtir

  2. Caro Renato Dou-lhe os parabéns, pela excelente partilha tanto de imagens, como de imagens dos seus carros.Sou fã incondicional da Mercedes, e tenho o previlégio de possuir alguns,nomeadamente do modelo W123;280C -1977; 240D -1978; 300TD -1982,um trio que me deixa muito satisfeito, pois além de pertencer aos Orgãos Sociais do Mercedes-Benz Club Portugal, trabalhei uns anos na marca em Portugal, pela razão que me torno suspeito, quando falamos nestas fabulosas máquinas.São carros que regularmente são expostos em Automobilias e reportagens fotográficas.Saúdo-o pela forma irrepreensível como trata estes carros.Espero que continue a partilhar o seu bom gostoParabéns

    Curtir

  3. belo carros, boas fotostem um aqui (alemanha, Nürnberg), rodar tudo dia ainda, de 1977, classico-branco, interior preto (couro), Automatic, 280 CE, Acc.O melhor typo e qualitade de Mercedes, que conhece.5 estrelasklausj

    Curtir

  4. À nove anos, deixei um comentário no seu blog, sobre as fabulosas máquinas que apresenta, nomeadamente Mercedes W123.
    Hoje ,passado esse tempo, ainda possuo e estimo os meus carros, 280C – 240D – 300TD.. ,mantendo a sua originalidade.
    Abraço

    Curtido por 1 pessoa

Deixar mensagem para klausjCancelar Resposta