Ir para conteúdo

Dodge Challenger R/T 440 Six-Pack

Dodge Challenger RT

No começo da década de 70 a diversão nos EUA tinha uma receita bem simples. Primeiro um motor com oito cilindros em V. Depois muitas polegadas cúbicas como recheio. Válvulas e comandos sob medida fazem parte da cobertura. A “cereja”, por fim é um carburador de corpo quádruplo. Voilá! Detroit criou um muscle car e a América toda saboreou até o último pedaço, ou melhor, até a última gota de gasolina no tanque.

1971

Painel

440 V8

Big block

Bocal

Hurst

VÍDEO

Brincadeiras à parte, falar de “big blocks” – e fotografá-los – é uma tarefa realmente divertida. O leitor já pôde conferir no blog algumas máquinas quentes e agora terá a oportunidade de conhecer outro representante pra lá de nervoso: o Dodge Challenger R/T 1971. Afivele o cinto e embarque nessa.

Uma das características deste carro – assim como o exemplar 1970 de duas semanas atrás – é sua carroceria, conhecida popularmente como coke bottle. As linhas cheias de más intenções conquistaram fãs no mundo todo. O clássico ainda está equipado com belas rodas Cragar e esbanja estilo com as faixas pretas que correm pelas laterais.

Agora repare bem no capô. Esse era o motivo que fazia a molecada tremer nas bases e as garotas aceitarem um convite até o drive-in. Tremer, literalmente. O Challenger é equipado com um motor de 440 polegadas cúbicas. São 7,2 litros e furiosos 390 cv brutos. O charme se completa com o Six Pack, que consiste em três carburadores duplos debaixo do Shaker, essa grande peça preta que rasga o capô, prontos para injetar combustível, adrenalina e fazer a vida valer a pena. O opcional podia ser adquirido na época por aproximadamente US$ 97.

Mais do que desempenho a idéia principal era justamente chamar atenção. Imagine o efeito moral de acelerar o bólido no semáforo, enquanto se aguarda a luz verde. O Shaker balança – como o leitor confere no vídeo – e inspira respeito. É uma mensagem muito clara de poder.

Antes de terminar, deixo um agradecimento ao funcionário responsável pela manutenção da máquina, Paulo Teixeira, e ao seu xará Paulo, o mecânico que deixa o big block girando redondo. E aos leitores um recado: mais muscle cars estão chegando. Aguardem!

Garagem do Bellote Ver tudo

Renato Bellote, 41, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista do portal IG. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

12 comentários em “Dodge Challenger R/T 440 Six-Pack Deixe um comentário

  1. OláSou visitante assíduo do seu blog e gostaria de sanar uma dúvida, se for possível. Porque alguns V8 tem 3 carburadores enquanto outros tem 2 ou 4.AbsJúlio

    Curtir

  2. OláDesculpe a ignorância, mas por que six e não four. Já vi vários v8 com 3 carburadores, mas o certo não seria 4, 2 ou 1?Gosto muito do seu blog, é de excelente qualidade.AbsJúlio

    Curtir

  3. É Muscle cars são sempre bons de se ver por ai, são imponentes e transmitem respeito, mesmo que na pratica em desempenho estejam muito ultrapassados, o ronco e seu funcionamento são únicos.Parabens pelas fotos!Carlos Eduardo Szépkúthyhttp://gpomec.blogspot.com/

    Curtir

  4. Renato ,belas fotos. Trabalha no ramo ? Faço minha as perguntas lá de baixo , porque 6 ?não seriam os carburadores divisiveis ou multiplos dos cilindros?

    Curtir

  5. Olá pessoal,Obrigado.Júlio e Alisson.Basicamente os muscle cars eram equipados com um carburador de corpo quádruplo. No caso desse pacote da Mopar os carros recebiam três carburadores de corpo duplo – daí o nome Six-Pack.abs

    Curtir

  6. cara depois de mulher um muscle car é um companheiro e tanto o dodge challenger é um grande classico dos anos 70 e o chevrolet chevvele nem se fala com seu v8 de 427 polegadas cubicas,mas o dodge é o melhor principalmente o do filme velozes e furiosos com seu motor de 900 cavalos que é pilotado pelo ator vin diesel. tenho 15 anos e so apaixonado por um muscle cars.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: