Dodge Challenger R/T 440 Six-Pack

No começo da década de 70 a diversão nos EUA tinha uma receita bem simples. Primeiro um motor com oito cilindros em V. Depois muitas polegadas cúbicas como recheio. Válvulas e comandos sob medida fazem parte da cobertura. A “cereja”, por fim é um carburador de corpo quádruplo. Voilá! Detroit criou um muscle car e a América toda saboreou até o último pedaço, ou melhor, até a última gota de gasolina no tanque.
VÍDEO
Brincadeiras à parte, falar de “big blocks” – e fotografá-los – é uma tarefa realmente divertida. O leitor já pôde conferir no blog algumas máquinas quentes e agora terá a oportunidade de conhecer outro representante pra lá de nervoso: o Dodge Challenger R/T 1971. Afivele o cinto e embarque nessa.
Uma das características deste carro – assim como o exemplar 1970 de duas semanas atrás – é sua carroceria, conhecida popularmente como coke bottle. As linhas cheias de más intenções conquistaram fãs no mundo todo. O clássico ainda está equipado com belas rodas Cragar e esbanja estilo com as faixas pretas que correm pelas laterais.
Agora repare bem no capô. Esse era o motivo que fazia a molecada tremer nas bases e as garotas aceitarem um convite até o drive-in. Tremer, literalmente. O Challenger é equipado com um motor de 440 polegadas cúbicas. São 7,2 litros e furiosos 390 cv brutos. O charme se completa com o Six Pack, que consiste em três carburadores duplos debaixo do Shaker, essa grande peça preta que rasga o capô, prontos para injetar combustível, adrenalina e fazer a vida valer a pena. O opcional podia ser adquirido na época por aproximadamente US$ 97.
Mais do que desempenho a idéia principal era justamente chamar atenção. Imagine o efeito moral de acelerar o bólido no semáforo, enquanto se aguarda a luz verde. O Shaker balança – como o leitor confere no vídeo – e inspira respeito. É uma mensagem muito clara de poder.
Antes de terminar, deixo um agradecimento ao funcionário responsável pela manutenção da máquina, Paulo Teixeira, e ao seu xará Paulo, o mecânico que deixa o big block girando redondo. E aos leitores um recado: mais muscle cars estão chegando. Aguardem!
Categorias
Garagem do Bellote Ver tudo
O maior e mais antigo canal de carros clássicos do Brasil.
Renato Bellote, 42, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista dos portais IG e Carsughi. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.
Garagem do Bellote TV: paixão por carros!
Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)
Coisas que fazem a vida valer a pena ser vivida com a maior intensidade….parabéns a vc e ao proprietário desta maravilhosa MACQUINA.
CurtirCurtir
Bellotti, um carro e tanto, depois de um Mustang Fastback 69, sem duvida, um Challenger seria meu sonho de consumo !Isso foi o depoimento de um verdadeiro viciado em Muscle Cars !logo que pronta, vou te colocar na lista de blogs no meu blog.acesse lá: http://www.kers-f1.blogspot.com
CurtirCurtir
Simplesmente maravilhoso! Por parte da manutenção dessa máquina e por quem fotografou e fez o video realmente parabéns!
CurtirCurtir
Ôpa, Renato, ói nóis aqui também!Muito legal teu blog, já está no meu \”favoritos\”.Virei sempre dar meus palpites errados e meus pitacos fora de hora!Me aguarde, eheheheheh….
CurtirCurtir
OláSou visitante assíduo do seu blog e gostaria de sanar uma dúvida, se for possível. Porque alguns V8 tem 3 carburadores enquanto outros tem 2 ou 4.AbsJúlio
CurtirCurtir
OláDesculpe a ignorância, mas por que six e não four. Já vi vários v8 com 3 carburadores, mas o certo não seria 4, 2 ou 1?Gosto muito do seu blog, é de excelente qualidade.AbsJúlio
CurtirCurtir
É Muscle cars são sempre bons de se ver por ai, são imponentes e transmitem respeito, mesmo que na pratica em desempenho estejam muito ultrapassados, o ronco e seu funcionamento são únicos.Parabens pelas fotos!Carlos Eduardo Szépkúthyhttp://gpomec.blogspot.com/
CurtirCurtir
Renato ,belas fotos. Trabalha no ramo ? Faço minha as perguntas lá de baixo , porque 6 ?não seriam os carburadores divisiveis ou multiplos dos cilindros?
CurtirCurtir
o loco Renato !adoro essses carros
CurtirCurtir
Olá pessoal,Obrigado.Júlio e Alisson.Basicamente os muscle cars eram equipados com um carburador de corpo quádruplo. No caso desse pacote da Mopar os carros recebiam três carburadores de corpo duplo – daí o nome Six-Pack.abs
CurtirCurtir
cara depois de mulher um muscle car é um companheiro e tanto o dodge challenger é um grande classico dos anos 70 e o chevrolet chevvele nem se fala com seu v8 de 427 polegadas cubicas,mas o dodge é o melhor principalmente o do filme velozes e furiosos com seu motor de 900 cavalos que é pilotado pelo ator vin diesel. tenho 15 anos e so apaixonado por um muscle cars.
CurtirCurtir
Bellote, ta a venda esse dai ?
CurtirCurtir