Ir para conteúdo

Os clássicos VW no Salão do Automóvel

Preservar a memória é algo essencial para qualquer sociedade. Foi assim que soubemos da cultura da Idade Antiga, dos tempos obscuros da Idade Média e da fase de ouro do Renascimento. Ela mostra como evoluímos ou não com o passar do tempo. Com os carros, como o leitor deve imaginar, é exatamente a mesma coisa.

Sempre fui fascinado por carros. E com os clássicos, em especial, como fica claro aqui semanalmente. E é justamente na história dos livros, e atualmente sites, que busco me informar e aprender sobre esse tema incrivelmente belo e atual, já que seguirei falando sobre isso mesmo com a chegada dos híbridos e elétricos.

Recentemente estive no museu da Mercedes-Benz na Alemanha e, como registrado em vídeo, gostei bastante do que vi por lá. Mas ainda faltam pelo menos quatro: o da Audi, em Ingolstadt, o da BMW, em Munique, o da Porsche, em Stuttgart, e o da Volkswagen, em Wolfsburg.

Falando em Volkswagen vale destacar a iniciativa da marca em promover um dia para interagir com os clubes e também para mostrar aos visitantes os modelos que fizeram a história da companhia. O evento foi importante também por conta dos 30 anos do Gol GTI, primeiro modelo nacional equipado com injeção eletrônica de combustível. Inclusive, um deles marcou presença no estande da marca, atraindo a atenção do público.

No último dia 10 de novembro os clássicos, e vários contemporâneos, tomaram conta do espaço externo da SP Expo. A mostra reuniu diferentes estilos e épocas, com destaque para os aircooleds, claro, e os refrigerados a água, uma nova vertente mostrada ao consumidor após o lançamento do Passat nos anos 70.

Além disso dezenas de outros modelos marcaram presença no estacionamento coberto. O programa para os modelos selecionados para a exposição, onde eu fui incluído, começou bem cedo partindo do Centro de Treinamento até o Salão em uma grande carreata. Estive por lá com o Fusca. Iniciativas como essa mostram que algumas marcas se preocupam com sua história e com o aspecto mais lúdico do antigomobilismo: a paixão. Essa mesmo que tive desde a infância e pude ver nos olhinhos curiosos de algumas crianças presentes ao evento. Vida longa aos clássicos!

Garagem do Bellote Ver tudo

Renato Bellote, 41, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista do portal IG. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: