Ir para conteúdo

Dodge Charger SE 1973: um cidadão norte-americano entre nós

Dodge Charger

Estilo, tradição e performance. Em meados dos anos 60 e início dos 70 os carrões norte-americanos esbanjavam carrocerias musculosas e muitas polegadas cúbicas debaixo do capô. O torque monstruoso movia as máquinas com ligeira facilidade e o som do propulsor borbulhando pela rua influenciou mais do que uma geração de jovens.

SE

1973

400 V8

Magnum

Big Block

VÍDEO

Por aqui chegaram poucos muscle cars na época. Porém, nos dias de hoje eles estão desembarcando – em quantidade crescente – para brilhar em exposições e encontros de carros antigos. Modelos que há poucos meses rodavam em Los Angeles ou em um ponto remoto no sul dos Estados Unidos, estão conhecendo novos lugares.
É o caso desse exemplar ano 1973. O Dodge Charger SE, equipado com teto solar de fábrica, tem um pouco de cada coisa que eu falei no primeiro parágrafo. O ronco do motor 400 V8, com quadrijet, faz tremer o chão à sua volta e ecoa pelas paredes da garagem.
A versão das fotos era a top de linha, com itens de conforto exclusivos. O painel traz instrumentação completa (rallye) e permite ao motorista monitorar toda a usina de força. Uma das coisas mais legais nesses carros, contudo, é dirigir tendo o capô à sua frente. Fantástico!
Falar de Dodge é também falar de Richard Petty, uma das maiores lendas da Nascar. Duzentas vitórias e sete títulos no currículo fizeram do piloto um símbolo da categoria e também da Mopar. Os bólidos azuis pilotados por ele foram para o hall da fama e estampam pôsters na parede de diferentes lugares nos quatro cantos do globo.
Um dos campeonatos de Petty foi conquistado – justamente – a bordo de um Charger 1972, com a mesma carroceria do clássico das fotos, mas equipado por um mitológico 426 Hemi. Naquela temporada foram oito vitórias e sintonia completa entre homem e máquina.

O leitor pode conhecer, a partir desse ensaio, um novo aparato para dar um toque a mais nas filmagens. O suporte de câmera com ventosa permite explorar novos ângulos e perspectivas – quase – cinematográficas. Aguardem novidades.

Garagem do Bellote Ver tudo

Renato Bellote, 41, é jornalista automotivo em São Paulo e colunista do portal IG. Nesse canal traz avaliações a bordo de clássicos, superesportivos, picapes e modelos atuais do mercado.

Garagem do Bellote TV: paixão por carros!

Imagens protegidas pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9610/98)

8 comentários em “Dodge Charger SE 1973: um cidadão norte-americano entre nós Deixe um comentário

  1. Post perfeito Bellote! Na escolha do modelo para este ensaio, na disposição das imagens que primeiro apresentam o modelo em frente e verso, que aliás as imagens ficaram indescritíveis, e as dos pormenores, lindíssimas.Parabéns pelas novas \”investidas\” nos vídeos, que aliás está saindo do amadorismo (sem menosprezar os outros, mas com estas inovações, eles deixam de ser apenas vídeos comuns de automóveis, desses feitos por qualquer um) e passando agora para uma fase mais profissional, o passeio da câmera através do capô e da caixa de rodas, de fato relembram as imagens dos clássicos de perseguições, Fantástico!Abs. e continue ousando em seus vídeos.ALYSSON PRADO \”BALO\”

    Curtir

  2. Renato,Eu sou louco pelo Charger! Meu avô tinha um quando eu era criança e sempre sonhei em ter um… É uma história bem clichê, hehe, mas é verdade!Há muito tempo estou procurando um que esteja bacana… infelizmente é bem difícil encontrar modelos 72/73… Ontem vi um, ano 1978, que me pareceu estar em perfeitas condições. Estou pensando seriamente em ir até Brasília dar uma olhada… Se der certo te conto!Abraços.André.

    Curtir

  3. This is such a great resource that you are providing and you give it away for free. I enjoy seeing websites that understand the value of providing a prime resource for free. I truly loved reading your post. Thanks!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: